O papel da extensão universitária no resgate da consciência ambiental e em saúde
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v5n2.22.pp4-18Palavras-chave:
Educação em Saúde Ambiental Educação em saúde, Serviços de Saúde EscolarResumo
O Movimento Integrado pelo Resgate da Consciência Ambiental e em Saúde (MIRCAS) visa a conscientização acerca de causas ambientais e sanitárias por meio de ações sociais. Foram realizadas ações com os temas meio ambiente e saúde, através de várias dinâmicas de grupo, como "caça a folhas secas"" no Dia da Árvore, ""quebra cabeça de frutas"" no Dia da Saúde Bucal, e ""conhecendo os microrganismos no microscópio"" na ação de microscopia, as dinâmicas e as apresentações teórica de cada tema sofreu modificações para se adequar a linguagem de cada turma. No final, as professoras responsáveis por cada turma responderam um questionário proposto pelos extensionistas. Como resultado, observou-se a participação ativa das crianças nos assuntos, com envolvimento através de perguntas, comentários e sugestões. As ações foram avaliadas positivamente de acordo com os questionários, e foram sugeridas a elaboração de atividades mais dinâmicas para as turmas menores. Assim, a principal forma de entender a importância do meio ambiente e de uma vida saudável é através da educação ambiental e em saúde, de forma lúdica contribuindo para melhor assimilação do conhecimento pelas crianças. 
Downloads
Referências
DIAS, A. A. S.; DIAS, M. A. O. Educação ambiental. Revista de Direitos Difusos, São Paulo, v. 68, n. 1, p. 161-178, 2017.
FERREIRA, P. Educação. Rio de Janeiro: O Globo, 2017.
LOUREIRO, C. F. Trajetórias e fundamentos em educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2012.
PICOLLI, A. S.; KLIGERMAN, D. C.; COHEN, S. C. A educação ambiental como estratégia de mobilização social para o enfrentamento da escassez de água. Ciências & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, mar 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v21n3/1413-8123-csc-21-03-0797.pdf. Acesso em: 23 maio 2019.
OLIVEIRA, M. L. (org.) (Im) pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa. São Paulo: UNESP; Cultura Acadêmica, 2009.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-206, 2003. Disponível em: Acesso em: 23 maio 2019.
SOUZA, M. L. M.; SIQUEIRA, V. H. F. Preparação das aulas de Ciências: o processo de escolha de técnicas de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 1., 2001, Rio de Janeiro. Anais do I EREBIO. Rio de Janeiro: UFF, 2001. p-74-77.
DALLEMOLE, J. Preservação do solo: a aprendizagem e os ensinamentos de uma turma de 6° ano através da arte. 2013. Monografia (Especialista em Educação Ambiental) – Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, Sobradinho, 2013.
MERGULHÃO, M. C.; VASAKI. B. N. G. 2002. Educando para a Conservação da Natureza – Sugestões de Atividades em Educação Ambiental. São Paulo: EDUC, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987. 184 p.
PONTALTI, E. S. Projeto de Educação Ambiental: Parque Cinturão Verde de Cianorte, 2005. Disponível em: https://www.ufjf.br/pedagogia/files/2017/12/A-Import%c3%a2ncia-das-Atividades-L%c3%badicas. Acesso em: 05 março 2021.
BUSS, P. M. Uma introdução ao Conceito de Promoção da Saúde. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (org.). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2003. p. 8-18.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS - FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasília: MEC/ SESu; Santa Catarina: UFSC, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 05 março 2021.
CALABRE, L. O conselho Federal de Cultura, 1971-1974. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 37, p. 81-98, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.