Estratégias de intervenção preventiva frente à violência no namoro entre adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.141.pp62-63Palavras-chave:
Educação em Saúde, Violência por Parceiro Íntimo, AdolescenteResumo
INTRODUÇÃO: A violência no namoro (VN) entre adolescentes se caracterizada pela presença de abusos físicos, sexuais ou psicológicos em um relacionamento afetivo. O seu enfrentamento inclui a convivência pacífica entre namorados. OBJETIVO: Identificar intervenções para prevenção à VN entre adolescentes foram utilizadas em estudos brasileiros no período de 2010 a 2020. MATERIAL E MÉTODOS: Revisão integrativa norteada pela questão: “Quais estratégias de intervenção em saúde para prevenção à VN entre adolescentes foram utilizadas em estudos brasileiros no período de 2010 a 2020?”. Houve busca no PubMed, LILACS, Medline e SciELO com os descritores: Educação em Saúde, Violência por Parceiro Íntimo e Adolescente e incluídos artigos publicados entre 2010 e 2020; em inglês, português ou espanhol e realizados no Brasil. Foram encontrados, respectivamente, 19, 91, 230 e 6 produções, apenas 4 analisadas na íntegra. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os estudos realizaram intervenções voltadas ao enfrentamento de conflitos sem violência, assertividade, empatia e regulação das emoções com resultados satisfatórios para mitigação de intenções violentas e promoção de crenças empáticas, enfrentamento dos conflitos com base na negociação, respeito e quebra do ciclo de VN. CONCLUSÃO: Os estudos sugerem a eficácia das intervenções para prevenção da VN entre adolescentes. Entretanto, ainda são incipientes no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.