Uso de tecnologias digitais na mediação da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v8n2.373.pp9-15Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Extensão Universitária, Inclusão Digital, Ensino RemotoResumo
No âmbito da extensão universitária, um debate contemporâneo tem sido a utilização de tecnologias digitais no processo de interação da universidade com a comunidade externa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão teórica sobre as possibilidades das tecnologias digitais no contexto da mediação entre a comunidade acadêmica e o público externo à universidade. Para isso, mobilizamos referenciais acerca da distinção entre educação a distância e ensino remoto, além dos dispositivos legais para regulamentação da extensão universitária no Brasil. Ao fim, cabe ressaltar que a relação das tecnologias digitais na extensão universitária não podem se pautar em atividades remotas assíncronas, pois esse formato compromete o pilar da interação dialógica, em contrapartida, pode-se fortalecer a extensão a partir da adoção de mediações tecnológicas síncronas, além da própria inclusão digital como campo de atuação da extensão universitária.
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Referências
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