Adolescentes e Violência: Uma Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.168.pp11-12Palavras-chave:
Adolescente, Violência, Maus-Tratos na infânciaResumo
Introdução: Os adolescentes constituem grupos populacionais nos quais as manifestações da violência provocam mais impactos, são atingidos pela desigualdade social e econômica, bem como fragilizados pelas desigualdades raciais e de gênero. Considerando a complexidade do tema e suas repercussões na vida dos adolescentes, faz-se necessário a melhor compreensão do fenômeno visando seu enfrentamento. Objetivo: Apresentar um resumo dos trabalhos disponíveis na literatura sobre a vivência da violência na adolescência, considerando a auto-infligida e interpessoal, além da violência observada em ambiente escolar. Percurso Metodológico: Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram utilizadas publicações online, no âmbito da saúde, encontradas na base de dados do Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram aplicados os descritores “Adolescente” e “Violência” combinados pelo operador booleano AND de forma a restringir a amostra. Resultados: A revisão permitiu categorizar as violências que se mostram frequentes no contexto da adolescência, a saber: violências auto-infligidas; violência interpessoal com foco no agressor sendo o parceiro íntimo e a violência ocorrida em ambiente escolar. Considerações Finais: O estudo evidencia a importância do acolhimento profissional, valorizando a escuta e proteção ao/da jovem vulnerável/vítima de violência, sendo necessária a articulação intersetorial visando o cuidado ao adolescente e a prevenção da violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.