Assistência de enfermagem frente ao adolescente vítima de violência doméstica
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.178.pp19-20Palavras-chave:
Adolescente, Enfermagem, Violência DomésticaResumo
Introdução: O ambiente familiar pode proteger ou expor crianças e adolescentes à violência. Esta mesma população têm o direito de ser educados e cuidados sem uso de castigos físicos ou violências psicológicas, como formas de correção ou qualquer outro motivo. Objetivo: Evidenciar a assistência de enfermagem frente ao adolescente vítima de violência doméstica. Percurso Metodológico: Revisão integrativa conduzida pela questão: Qual a assistência de enfermagem frente ao adolescente vítima de violência? As bases de dados utilizadas foram BDENF, LILACS E MEDLINE por meio dos descritores: “adolescentes”, “violência doméstica’’, “enfermagem”. Pesquisa realizada em outubro de 2020. Foram incluídos artigos dos últimos cinco anos nos idiomas português, espanhol e inglês. A amostra compôs 52 artigos. Resultados: O enfermeiro ao atender a população adolescente, além do potencial em detectar a situação da violência doméstica, deve denunciar ao conselho tutelar e realizar o acompanhamento de forma interdisciplinar, do adolescente e família, considerando que, profissionais que lidam com crianças e adolescentes possuem um papel importante no ato da proteção infantil. Considerações Finais: O enfermeiro tem um papel significativo na promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde do adolescente, dando assistência às vítimas de violência doméstica.
Downloads
Referências
Não se aplica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.