A exposição à violência entre adolescentes: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.195.pp13-14Palavras-chave:
Adolescente, Violência, Maus-tratos infantisResumo
Introdução: A violência é um crescente problema de saúde pública, que afeta indivíduos, famílias, comunidades e países. Considerando a relevância da exposição à violência na saúde dos adolescentes. Objetivo: Identificar as prevalências de diferentes tipos de violência nessa faixa etária. Percurso Metodológico: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, cuja busca foi realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE, e foram adotados os seguintes descritores: "adolescente", "violência", "epidemiologia" e "prevalência", combinados pelos operadores booleanos AND e OR. Foram incluídos estudos originais que tenham avaliado a prevalência da violência entre adolescentes brasileiros, considerando os sujeitos com idades entre 10 e 19 anos, de ambos os sexos. Resultados: A busca foi limitada a publicações nos idiomas inglês e português; e o período de publicação considerado foi de 2016 a 2018. Com relação ao tipo de violência, observou-se que o maior número de estudos investigou bullying e violência familiar. Também foram encontrados estudos sobre exposição à violência, violência no namoro e experiências adversas na infância. Considerações Finais: As prevalências de envolvimento com violência variaram de 6,4% (briga com arma de fogo) a 90,1% (violência no namoro). A presença da violência na vida dos adolescentes é preocupante e requer estratégias de enfrentamento, além de medidas preventivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.