Procura e utilização dos serviços de saúde pelos adolescentes: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.204.pp94-95Palavras-chave:
Adolescente, Acesso aos serviços de saúde, Serviços de saúde do adolescente, Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde, Serviços de saúdeResumo
RESUMO
INTRODUÇÃO: Durante a adolescência é frequente o adoecimento por agravos preveníveis e tratáveis, cujas consequências podem ser evitadas com ações da saúde. Uma das formas de se promover a saúde desse público é proporcionar maior acesso aos serviços de saúde. OBJETIVOS: Analisar a procura e a utilização dos serviços de saúde pelos adolescentes e os seus fatores associados, através de uma revisão integrativa da literatura. MÉTODOS: Pesquisou-se artigos publicados de 2013 a 2018, nos idiomas inglês, português e espanhol, por meio da BVS e do PubMed, através dos descritores: adolescente; acesso aos serviços de saúde; serviços de saúde do adolescente; aceitação pelo paciente de cuidados de saúde e serviços de saúde. A pesquisa se deu em sete etapas. RESULTADOS: Dentre os fatores diretamente associados à procura, estão as variáveis: sexo feminino, alta escolaridade dos pais, apresentar queixas psicossomáticas e algumas condutas de risco à saúde. E inversamente associado, estão: não poder pagar pela consulta, raça/cor preta e amarela e já ter se consultado com um especialista, quando serviços de atenção primária. CONCLUSÃO: Verificou-se que tais fatores associados estão relacionados a condições sociodemográficas e econômicas, à presença de sinais e sintomas de doenças e a algumas condutas de risco à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.