Colaboração na formação de professores que ensinam matemática.
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v4n1.236.pp32-43Palavras-chave:
Extensão, Colaboração, Formação de Professores, Desenvolvimento de profissionais, MatemáticaResumo
As atuais discussões sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática revelam que a constituição de grupos colaborativos na parceria Universidade-escola é importante para as trajetórias de aprendizagem docente. Pensando nisso, este trabalho objetiva explicitar as ações do projeto Estudos Colaborativos em Educação Matemática (ECEM), desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática da UPE/Campus Petrolina, refletindo sobre seus impactos e desdobramentos no processo de desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática de escolas públicas de Petrolina. Metodologicamente, o projeto contempla a criação de espaços-tempos para a consecução de estratégias teórico-práticas, seguindo ciclos de ação-reflexão-ação na prática e sobre a prática. Os resultados revelam que a perspectiva das parcerias colaborativas engendradas pelo projeto tem contribuído para a consolidação de novos modos de ensinar e aprender Matemática na escola básica. Os relatos e as respostas presentes em questionários aplicados revelam que o ECEM surge como um sustentáculo que tem ajudado os professores a melhor gerir o planejamento curricular e as intervenções necessárias frente à realidade escolar vivida por cada um. Acreditamos que o projeto tem cumprido com o seu papel de fortalecer a parceria colaborativa entre Universidade-Escola, tão necessária para o processo de desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática.
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