Mama-flora: estabelecendo a amamentação no puerpério imediato
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.242.pp15-18Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Desenvolvimento Infantil, Educação em Saúde, EnfermagemResumo
O aleitamento materno é um fenômeno complexo, não sendo um ato meramente instintivo e biologicamente determinado, mas uma prática fortemente influenciada pelo contexto histórico, social e cultural em que a mulher vive. Para a amamentação se estabelecer da melhor maneira, é importante a permanência do bebê junto à mãe no alojamento conjunto, onde deve receber orientações adequadas para poder enfrentar de maneira mais tranquila e segura às situações advindas da amamentação no momento da alta hospitalar. O objetivo foi ajudar as mães e bebês, internados no alojamento conjunto, a estabelecer a amamentação no puerpério imediato. Optou-se pela realização de atividades educativas com vistas na construção e compartilhamento dos saberes entre graduandos, genitoras e acompanhantes. Para isso, a equipe de extensionistas passou pelos processos de seleção, nivelamento e capacitação teórico/prática. Durante a extensão mais de 3800 pessoas, entre puérperas e familiares, participaram das atividades educativas. Além de promover integração das acadêmicas envolvidas e contribuir para sedimentação dos conteúdos assimilados na graduação. A educação em saúde é um importante instrumento de trabalho, principalmente quando resulta da problematização da realidade e do intercâmbio dos saberes populares e acadêmicos, obtendo assim maior autonomia nos cuidados individuais e coletivos.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. Brasília. 2011. v.4: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicas).
CARVALHO, Sheini Manhães de; et al. Práticas educativas na promoção da amamentação e valorização da cultura: uma análise de experiência. Revista de Pesquisa: Cuidado É Fundamental Online: RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP, 2010. p.793-796. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1136/pdf_285>. Acesso em: 01 fev. 2013.
CERVERA, Diana Patrícia Patino; PARREIRA, Bibiane Dias Miranda; GOULART, Bethania Ferreira. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, supl.1, p. 1547-1554.
MARQUES, E.S. et al. A influência da rede social da nutriz no aleitamento materno: o papel estratégico dos familiares e dos profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 2010. n. 15(Supl. 1): p. 1391-1400.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portal da Saúde. Iniciativa Hospital Amigo da Criança – Disponível em: . Acesso em: 18 de janeiro de 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.