Prover Sorrisos:
cuidados com a saúde periodontal de pacientes com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v8n1.278.pp52Palavras-chave:
Periodontia;, Pessoas com deficiência visual;, Educação em saúdeResumo
RESUMO
As atividades extensionistas é um método singular de partilha de saberes entre a comunidade local e a acadêmica. A proposta deste estudo foi relatar a experiência do projeto de extensão Prover Sorrisos: cuidados com a saúde periodontal de pacientes com deficiência visual do Centro de Reabilitação Mens Sana em Arcoverde-PE. As ações extensionistas foram divididas em três momentos-chave: o primeiro, a partir de uma palestra presencial de autocuidado em saúde periodontal; o segundo e terceiro em formato virtual, pela estratégia de sensibilização entre os extensionistas do projeto e a equipe multiprofissional do setor visual Mens Sana e o acompanhamento do atendimento virtual realizado pelos profissionais do Centro, respectivamente. Os últimos sofreram modificações no acesso devido à Pandemia imposta pela COVID- 19. Como resultados, foi possível perceber e individualizar as limitações e necessidades em saúde bucal dos pacientes com deficiência visual (PcD visual). As estratégias educativas construídas visaram a prática de higiene bucal através do autocuidado dos PcD visual e da maior compreensão de seus cuidadores. Por meio de estratégias educativas idealizadas para uma melhor assimilação dos PcD visual, foi possível compreender o contexto do público-alvo e influenciá-los no cuidado com a saúde bucal.
ABSTRACT
Extension activities represent a comprehensive method for scientific research since it allows the exchange of knowledge between a community and academics. The purpose of this study was to report the experience of the extension project Prover Sorrisos: periodontal health care for visually impaired patients at the Mens Sana Rehabilitation Center in Arcoverde-PE. The extension actions were divided into three key moments: the first, based on a face-to-face lecture on self-care in periodontal health; the second and third in a virtual format, due to the awareness strategy among the project's extensionists and the multiprofessional team of the Mens Sana visual sector and the monitoring of the virtual assistance provided by the Center's professionals, respectively. The latter suffered modifications of access due to the Pandemic imposed by COVID-19. As a result, it was possible to perceive and individualize the limitations and needs in oral health of patients with visual impairment. The educational strategies created were well accepted and fulfilled the objective, which was to facilitate understanding and bring about changes in patients' oral hygiene practices. In addition, the researchers experienced the construction of the bond between patient and professional, proving the value of empathy and the exchange of knowledge in health work. Through educational strategies idealized for a better assimilation of visually impaired patients, it was possible to understand the context of the target audience and influence them in oral health care.
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