Ferramentas Digitais: o desafio da comunidade acadêmica da UEMG durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.0.94.pp19-32Palavras-chave:
extensão, Matemática, Ferramentas DigitaisResumo
Diante dos desdobramentos causados pela pandemia da COVID-19 e da necessidade de desenvolver pesquisa e extensão na universidade, envolvendo o curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEMG Ibirité, nasceu o projeto de extensão Matemática Sem Barreiras. Logo, esse artigo tem como objetivo apresentar o Projeto Matemática sem Barreiras e seus desdobramentos durante o período de isolamento social. A ideia inicial do projeto era o de propiciar a comunicação, informação e interação dos diversos integrantes da comunidade acadêmica em um cenário de isolamento social, uma vez que as aulas presenciais foram suspensas como medida de prevenção ao contágio e disseminação da doença. Dentre as várias ações propostas no projeto, como a criação de páginas em plataformas como Instagram, Facebook e YouTube, foi identificada como demanda imediata, tanto dos alunos quanto dos professores da universidade e da educação básica, a necessidade de conhecer mais sobre as tecnologias digitais, inseridas de maneira abrupta na comunidade como um todo, o que culminou com o curso de Ferramentas Google para Professores. O projeto então teve seus horizontes ampliados e se engrandeceu, oferecendo possibilidades de formação, webinars e outras formas de interação, de modo a minimizar os impactos do momento. O projeto pretende ter continuidade, pensando na curricularização da extensão prevista em legislação brasileira e almeja servir como fonte de inspiração para novas iniciativas extensionistas.
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