Programas de saúde pública para o adolescente no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.130.pp96-97Keywords:
Adolescente, Política pública, Política de saúdeAbstract
Introdução: O adolescente tem direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas e de programas que permitam o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Objetivo: Tendo objetivo de identificar os programas de saúde pública para o adolescente no Brasil. Percurso Metodológico: A metodologia foi feita por revisão integrativa da literatura, realizada em outubro de 2020 nas bases LILACS, BVS e SciELO e Google Acadêmico, utilizando os descritores: “adolescente”, “política pública” e “política de saúde”. Foram incluídos artigos acadêmicos e documentos institucionais publicados entre os anos 2010-2020, disponíveis na íntegra. Artigos de revisão e manuais não foram incluídos. Resultados: Foram encontrados 42 artigos/documentos após leitura de títulos/resumos, 25 foram selecionados para leitura na íntegra dos quais 15 compuseram a amostra final. Os programas de saúde pública para o adolescente no Brasil identificados foram o Programa Saúde na Escola e o Programa Saúde do Adolescente. Considerações Finais: Os artigos apontaram que para promover a saúde do adolescente é necessário ações em parcerias intersetoriais, além de avançar na comunicação e nas ações de educação em saúde, através de meios adequados que os novos tempos exigem quando se considera, em especial, a conexão com os interesses e possibilidades apresentadas pela juventude.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.