Bruxismo e fatores psicológicos em adolescentes: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.166.pp38-39Palabras clave:
Bruxismo, Adolescentes, Fatores PsicológicosResumen
Introdução: O bruxismo é definido como uma parafunção da musculatura mastigatória, que culmina no apertar e ranger de dentes e/ou na contratura da musculatura. Essa desordem caracteriza-se por uma atividade extremamente danosa, adquirida de forma inconsciente. Apresenta etiologia associada a fatores morfológicos, fisiopatológicos e psicossociais. Nestes, pode-se citar ansiedade, estresse e depressão os quais são agentes desencadeadores perpetuadores da patologia. Objetivo: Este estudo objetiva a resposta da pergunta condutora: “O bruxismo está associado a fatores psicológicos entre adolescentes?”. Percurso Metodológico: A realização do levantamento bibliográfico foi feita através do acesso on-line da BVS Brasil e Pubmed. Realizou-se uma busca com os descritores “Adolescent”, “Bruxism” e “Risk Factors” com a intersecção desses descritores com o operador booleano AND na equação de busca. As bases de dados utilizadas foram MEDLINE, LILACS e Pubmed, o idioma dos artigos selecionados foram inglês, português e espanhol e que foram publicados entre os anos de 2010 e 2020. Resultados: A prevalência de bruxismo entre os artigos selecionados variou de 6,5% até 100%. O sexo feminino prevaleceu com 42,85% de associação entre bruxismo e fatores psicológicos. Considerações Finais: O presente trabalho sugere uma associação positiva entre bruxismo e fatores psicológicos como ansiedade, depressão e estresse em adolescentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.