Prevalência de dor lombar e fatores associados em estudantes da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.200.pp90-91Palabras clave:
Prevalência, Dor lombar, EstudantesResumen
Introdução: A lombalgia cresce de forma significativa, tornando-se problema de saúde pública na população na idade escolar. Objetivo: Analisar a prevalência de dor lombar e seus fatores associados em estudantes de Caruaru-Pernambuco. Percurso Metodológico: Estudo epidemiológico transversal, descritivo, quantitativo, com abrangência municipal no ano de 2017. Realizado nas escolas de ensino médio da rede pública estadual, localizadas em Caruaru. A população deste estudo abrangeu adolescentes (14-19 anos), de ambos os sexos. O procedimento de cálculo do tamanho mínimo da amostra foi realizado através do SampleXS e a amostra final foi composta por 666 estudantes. Os dados foram coletados através de questionário. A análise dos dados foi realizada por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (Versão 20.0), onde foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Resultados: A prevalência de dor lombar nos estudantes avaliados foi de 42,8%. Por sexo, o feminino apresentou maior prevalência (53,5%). As variáveis sexo e ansiedade apresentaram associação significativa estatisticamente com a dor lombar. Considerações Finais: A prevalência encontrada é considerada elevada. O sexo feminino foi um fator a dor lombar. Houve associação entre os estudantes que apresentavam um nível provável de ansiedade com a dor lombar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.