Fatores associados aos comportamentos de risco de jovens de minorias sexuais.
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.107.pp64-65Palavras-chave:
Comportamentos de risco, Fatores associados, Normas de gênero, Minorias sexuais e de gêneroResumo
Com base na teoria do estresse minoritário, fatores contextuais envolvendo minorias sexuais potencializam os riscos de comorbidades de saúde nessa população através de comportamentos nocivos. Objetivo: Investigar os fatores envolvidos nos comportamentos de risco para a saúde de adolescentes de minorias sexuais. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com o intuito de responder a seguinte pergunta norteadora: Quais os fatores associados ao comportamento de risco para a saúde de jovens de minorias sexuais? A busca dos artigos foi realizada na base de dados PubMed, no período de julho de 2020 a setembro de 2020. Resultados: Foi observado perpetração do bullying homofóbico entre adolescentes heterossexuais do sexo masculino, vitimização por bullying na escolar, consumo de álcool e outras drogas, saúde mental prejudicada, rejeição parental e violências. Discussão: Mesmo que alguns estudos de caráter ecológico e descritivo relatem que os preditores contextuais de vitimização com base na orientação sexual ainda sejam desconhecidos, estudos embasados nas ciências sociais consideram a homofobia como um instrumento de regulação social de contínua persistência. Conclusão: A sociedade permanece sob influência religiosa e características culturais patriarcais, machista e consequentemente homofóbica, fazendo assim, a manutenção de uma esfera de ódio que perpetua até os dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.