Atuação de enfermagem frente adolescentes com infecções sexualmente transmissíveis na atenção básica
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.139.pp29-30Palavras-chave:
Enfermagem, Atenção à Saúde, Doenças Sexualmente TransmissíveisResumo
Introdução: O início precoce da atividade sexual está associado a infecções sexualmente transmissíveis (IST). No Brasil, ainda existe um número expressivo de ISTs que acometem diferentes grupos da população, em especial os adolescentes, esses estão entre os problemas de saúde pública mais comum. Objetivo: Abordar a atuação da enfermagem frente à adolescentes com ISTs na Atenção Básica. Percurso Metodológico: Estudo de revisão da literatura, na base de dados da BVS, LILACS, SciELO. Resultados: O enfermeiro julga o atendimento aos adolescentes um trabalho árduo, pois, muitas vezes atribuem ao adolescente o obstáculo no atendimento. Desta forma é necessária estabelecer uma comunicação satisfatória. É importante permitir que ele seja escutado e que possa expor suas ideias, sentimentos e experiências, sendo respeitado e valorizado. O trabalho do enfermeiro nesse âmbito é diversificado, pois, precisa ter o cuidado com o indivíduo, família e comunidade. Conciderações Finais: O estudo abordou o quanto as ISTs vêm causando um impacto na saúde pública, e dessa forma podemos afirmar que trabalhar com adolescentes na atenção básica remete ao enfermeiro uma mudança na maneira de atuação visto que a falta de qualidade na assistência que é prestada a esses pacientes só contribui para o afastamento desses jovens na ESF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.