Atuação de enfermagem frente adolescentes com infecções sexualmente transmissíveis na atenção básica

Authors

  • Josumah Castro lima Neto Centro Universitário Brasileiro
  • Rafaela Sapucaia Andrade Centro Universitário Brasileiro
  • Gilmara Sapucaia Azevedo Centro Universitário Brasileiro
  • Jaqueline Soares da Silva Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.139.pp29-30

Keywords:

Enfermagem, Atenção à Saúde, Doenças Sexualmente Transmissíveis

Abstract

Introdução: O início precoce da atividade sexual está associado a infecções sexualmente transmissíveis (IST). No Brasil, ainda existe um número expressivo de ISTs que acometem diferentes grupos da população, em especial os adolescentes, esses estão entre os problemas de saúde pública mais comum. Objetivo: Abordar a atuação da enfermagem frente à adolescentes com ISTs na Atenção Básica. Percurso Metodológico: Estudo de revisão da literatura, na base de dados da BVS, LILACS, SciELO. Resultados: O enfermeiro julga o atendimento aos adolescentes um trabalho árduo, pois, muitas vezes atribuem ao adolescente o obstáculo no atendimento. Desta forma é necessária estabelecer uma comunicação satisfatória. É importante permitir que ele seja escutado e que possa expor suas ideias, sentimentos e experiências, sendo respeitado e valorizado. O trabalho do enfermeiro nesse âmbito é diversificado, pois, precisa ter o cuidado com o indivíduo, família e comunidade. Conciderações Finais: O estudo abordou o quanto as ISTs vêm causando um impacto na saúde pública, e dessa forma podemos afirmar que trabalhar com adolescentes na atenção básica remete ao enfermeiro uma mudança na maneira de atuação visto que a falta de qualidade na assistência que é prestada a esses pacientes só contribui para o afastamento desses jovens na ESF.

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Published

2021-04-22

How to Cite

Castro lima Neto, J., Sapucaia Andrade , R. ., Sapucaia Azevedo , G. ., & Soares da Silva , J. . (2021). Atuação de enfermagem frente adolescentes com infecções sexualmente transmissíveis na atenção básica. Revista De Extensão Da UPE, 6(1.1), 29–30. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.139.pp29-30

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