Formação de adolescentes protagonistas na prevenção ao bullying
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.160.pp66-67Palavras-chave:
Bullying, Saúde do Adolescente, Serviços de Enfermagem EscolarResumo
Introdução: Bullying é considerado um subtipo de violência escolar, caracterizado como o conjunto de atitudes agressivas e intencionais. Ações educativas, que explorem o protagonismo dos escolares surgem como estratégia de prevenção. Objetivo: Desenvolver uma estratégia participativa de educação em saúde no processo de formação de adolescentes protagonistas para prevenção do bullying. Percurso Metodológico: Pesquisa de intervenção participativa de natureza qualitativa, fundamentada no modelo Community-based Participatory Research (CBPR) e nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. A amostra compreendeu 12 adolescentes. Foram empregadas técnicas de observação com anotações em diário de campo e registro fotográfico. O estudo representa um recorte da tese de doutorado, cujo projeto obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: A ação educativa, por meio dos Círculos de Cultura, enfocou o engajamento dos adolescentes, utilizando questões norteadoras que estimulavam a reflexão crítica quanto ao papel do protagonismo juvenil na prevenção ao bullying. Assim, os adolescentes perceberam o protagonista como aquele capaz de influenciar modificações positivas, exercendo papel de liderança e assumindo postura crítica diante da realidade. Considerações Finais: O estudo possibilitou realçar a participação ativa dos adolescentes, com vistas ao desenvolvimento de competências geradoras de comportamentos pró-sociais, capazes de enfrentar o bullying.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.