Adolescentes católicos e a busca pela ludicidade: Estudo de caso na periferia do Recife
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.190.pp9-10Palavras-chave:
Adolescente, Religiosidade, Identidade, LudicidadeResumo
Introdução: Partindo do entendimento que a religião continua sendo relevante para a juventude atual, visto que as instituições religiosas produzem espaços de agregação social e de construção de identidades, este artigo versa sobre a atividade lúdica desenvolvida por adolescentes da periferia de Recife através da prática teatral ligada a um grupo de jovens da Igreja Católica. Objetivo: Compreender como os adolescentes católicos desenvolvem suas identidades em meio à busca por ludicidade. Percurso Metodológico: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza interdisciplinar que empregou as técnicas de entrevistas, Observação Participativa e Diário de Campo como instrumentos de coleta de dados. Resultados: Para a análise, foram utilizadas a Análise do Discurso, baseada na metodologia linguística de Eni Orlandi, associada a concepção da ludicidade de Cipriano Luckesi, para a compreensão dos efeitos lúdicos que as atividades artísticas produzem nos adolescentes da pesquisa. Considerações Finais: Concluiu-se que a atividade lúdica está intrinsicamente relacionada ao processo de desenvolvimento, aprendizado e renovação, contribuindo para o desenvolvimento de uma identidade adulta saudável, e que espaços para essas atividades podem ser encontrados em instituições religiosas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.