Avaliação de processo do projeto sacode: Ensaio comunitário randomizado de base escolar
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.172.pp33-35Palavras-chave:
Educação Física e Treinamento, Adolescente, Avaliação de Processos em Cuidados de SaúdeResumo
Introdução: A escola é um dos contextos mais utilizados para testagem de intervenções focalizando a promoção de comportamentos relacionados à saúde em crianças e adolescentes. Tal opção decorre da possibilidade de alcançar grande número de pessoas e por estas despenderem a maior parte do tempo diário na escola. Todavia, os estudos usualmente se concentram na análise da efetividade e negligenciam o processo de intervenção. Objetivo: Analisar indicadores de processo durante a implementação do Projeto SACODE., cuja finalidade foi verificar o efeito de diferentes estratégias relacionadas à oferta de aulas de Educação Física (EF) sobre a redução do comportamento sedentário e a melhoria da função cognitiva e do desempenho acadêmico em estudantes adolescentes de escolas de educação de tempo integral. Materiais e Percurso Metodológico: Ensaio comunitário randomizado de base escolar, seguindo um delineamento no qual estudantes de 3 escolas foram mantidos em condição controle (esquema tradicional de oferta de aulas de EF) e os demais foram expostos às condições experimentais específicas, a saber: [A] aulas de EF em dobro (3 escolas); [B] ações de treinamento e engajamento de professores (2 escolas); [C] combinação das estratégias A e B (3 escolas). A avaliação de processo foi realizada em todas as escolas que participaram de alguma das condições experimentais mediante consulta aos estudantes do primeiro ano do ensino médio (máximo 10 por turma), os quais foram selecionados aleatoriamente para responder um questionário, contendo 19 itens de múltipla escolha referentes a: conhecimento dos estudantes acerca da intervenção, aulas de EF (número de aulas, temas e características), motivação e participação dos estudantes nas aulas, atividades extraclasse, postura do professor, contribuições das aulas para a adoção de um estilo de vida saudável e realização de intervalos ativos. As análises foram realizadas por meio da estatística descritiva (frequência e dispersão) e foram conduzidas no SPSS versão 16. Resultados: Participaram do estudo 255 estudantes (52,5% moças) com idade média de 15,4 (DP=1,0). Nas escolas em que a intervenção incluiu o aumento do número de aulas de Educação Física, 87% dos estudantes referiram que esta modificação realmente ocorreu para a sua turma, 84% afirmaram participar de todas as aulas e a maioria dos participantes, tanto da intervenção A (83%) quanto na C (94%), acharam que participar de mais aulas de Educação Física por semana alterou de forma positiva o seu estilo de vida, achados que convergem para os resultados observados em estudos congêneres e já relatados na literatura especializada. Na maioria dos indicadores de processo avaliados, os melhores resultados foram referidos pelos participantes expostos à condição experimental “C”. Considerações Finais: Maior oferta de aulas semanais combinadas ao treinamento e engajamento do professor são estratégias que podem contribuir para mudanças positivas no estilo de vida de estudantes adolescentes. (resumo longo em relação aos demais).
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