Ação educativa sobre câncer de pênis para adolescentes transfemininas: relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.208.pp7-8Palavras-chave:
Câncer de pênis, Educação em saúde, Pessoas trangêneroResumo
Introdução: Educação em saúde é entendida como uma combinação de ações e experiências de aprendizado planejado com o intuito de habilitar as pessoas a obterem controle sobre fatores determinantes e comportamentos de saúde. Dessa forma, a Educação em Saúde tornou-se uma ótima ferramenta para promoção da saúde e prevenção de doença. Objetivo: Relatar a experiência da ação educativa sobre câncer de pênis para adolescentes transfemininas na atenção básica de saúde. Percurso metodológico: estudo descritivo, pautado no relato de experiência vivenciado na Atenção Básica de Saúde no interior de Pernambuco. Sendo assim, houve 9 participantes com idade entre 16 a 19 anos. Resultados: Nesse contexto, houve o acolhimento das usuárias, após uma roda de conversa sobre a temática e por fim uma avaliação por meio de perguntas e repostas. Essa ação educativa aconteceu apenas em um turno que possibilitou interação entre os profissionais e as usuárias. Resultados: A experiência vivenciada trouxe dois resultados, o primeiro em relação ao não conhecimento do câncer de pênis e medidas de prevenção. O segundo sobre a higienização correta do pênis. Considerações finais: Portanto, demonstrou-se que o conhecimento sobre o câncer de pênis precisa ser trabalhado entre as adolescentes transfemininas. Bem como, a ação contribuiu para compreensão do público-alvo sobre o tema abordado, esclarecendo as dúvidas apresentadas pelas participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.