Modateca Social: um relato de empreendedorismo e empoderamento feminino na Universidade de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.247.pp37-42Palavras-chave:
Empreendedorismo, Empoderamento feminino, Extensão universitáriaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência do Projeto de Extensão Modateca Social, vinculado a FCAP (Faculdade de Ciência da Administração e Direito de Pernambuco) da Universidade de Pernambuco, que desde 2011, vêm capacitando mulheres com vulnerabilidade econômica através do empreendedorismo no segmento da moda. Conta com a participação de docentes e discentes da Instituição de Ensino Superior(IES), atuando em parceria com diversas organizações do setor público e privado. O Projeto Modateca Social já capacitou 300 mulheres e tem como objetivo a construção e obtenção das competências sociais, profissionais, éticas e culturais das beneficiadas, estimulando a sustentabilidade ambiental e empoderamento feminino das mulheres participantes.
Downloads
Referências
BARKI, Edgard et al. Negócios com impacto social no Brasil. São Paulo: Editora Peirópolis, 2013.
BARROS, I. S; PEROBA, A.R.V. Modateca Social: narrativas sobre a formação de mulheres empoderadas e empreendedoras. In: Congresso Internacional Negócios da Moda, 5., 2017, São Paulo.
BELLAN, Zezina Soares. Andragogia em Ação: Como ensinar adultos sem se tornar maçante. São Paulo: SOCEP Editora, 2005.
CASIMIRO, I. M. & SOUTO, A. N. (2010). Empoderamento Económico da Mulher, Maputo: Editora Centro de Estudo Africanos da Universidade Eduardo Mondlane. Disponível em: http://www.iid.org.mz/relacoes_de_genero_na_familia_e_na_comunidade_nampula.pdf. Acesso em 20/05/2018.
GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. Sumário Executivo. IBPQ/SEBRAE/IEL. 2003. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/br/ued/download/gem_ 2003.pdf. Acesso em 23/05/2018.
GURGEL, R. M. Extensão Universitária: Comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez: UFC, 1986.
LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo - São Paulo: Saraiva, 2012.
SARASVATHY, S. D. (2001). Causation and effectuation: toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency.
SOUZA NETO, João Clemente; ATTIKI, Maria Luiza G. Extensão Universitária: Construção de Solidariedade. São Paulo: Expressão & Arte, 2005, p.11. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres/. Acesso em 30/03/2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.