Educação, saúde e vida (acadˆ´êmica):
relato de experiência institucional na extensão universitária universit´ária
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v8n1.266.pp52Palavras-chave:
Autoconhecimento. Saúde mental. Autoeducação. Extensão.Resumo
O curso de extensão “O autoconhecimento e a autoeducação como premissas à vida (acadêmica) feliz” foi uma ação de iniciativa da Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco – PROEC/UPE e da equipe interdisciplinar de profissionais em uma ação educativa e voluntária. O desenho retórico deste relato pretende expressar o porquê, o como e o para que as ações educativas foram definidas, a partir de uma perspectiva holística de educação. Um aspecto importante é o caráter convergente da proposta às especificidades do tempo e do espaço de pandemia e isolamento social, cenário a impactar a vida estudantil e o fazer docente de distintas maneiras. Assim, o objetivo foi desenvolver temáticas e estratégias relacionadas à ampliação e ao aprofundamento do autoconhecimento acerca de habilidades, capacidades e talentos pessoais, sem ignorar os medos, as angústias e outros sentimentos e necessidades próprias da situação de isolamento social. As bases teóricas do curso inscrevem-se na educação humanística e libertadora, na proposta de cultura de Paz, em pressupostos filosóficos, entre outras. Os resultados indicam uma avaliação positiva, isto é, aquela considerada muito favorável e favorável, em quatro (04) dos cinco (05) tópicos avaliados pelos estudantes.
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