Projeto 14 razões para acreditar: cidadania e solidariedade na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v7n1.271.pp12-20

Palavras-chave:

Extensão, Cidadania, Solidariedade, Pandemia

Resumo

Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever as atividades realizadas no projeto de extensão “14 razões para acreditar: ações de cidadania e solidariedade no contexto pandêmico”. Estruturalmente, o projeto abrangeu 5 etapas: divulgação, inscrição, capacitação, ação e avaliação, fomentando os participantes a se envolverem em ações solidárias e cidadãs ao longo de 14 dias contínuos. Metodologicamente, o projeto foi conduzido por métodos qualitativos utilizando o espaço virtual do Telegram para interação em grupo, processos de educação e postagem das ações de cidadania e solidariedade durante a vigência da ação, as quais foram catalogadas, organizadas e analisadas qualitativamente e quantitativamente (por meio de análise descritiva e comparativa). Em relação às ações exercidas, foram realizadas 30 classificadas como de solidariedade (doação de alimentos, roupas, dinheiro etc.) e 26 de cidadania (assinaturas em abaixo-assinados com diversas causas etc.). Também se observou que os participantes evoluíram em relação a compreensão da diferença entre os conceitos supracitados. Nesse sentido, houve uma ascendência em relação ao desenvolvimento de condutas de solidariedade e cidadania. Assim, essa experiência cooperou para a construção de um espaço colaborativo, em meio ao caos pandêmico vivenciado na atualidade, resgatando valores solidários e cidadãos em uma construção coletiva diária.

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Biografia do Autor

Josival Alênio Lopes Nogueira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduando em Administração, Universidade de Pernambuco, Salgueiro, Pernambuco, Brasil

Josiete da Silva Mendes, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Graduada em Administração (IFPB).

Patrícia Trindade Caldas, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora Adjunta, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil

Ivaldir Honório de Farias Junior, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor Adjunto, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, Pernambuco, Brasil

Eryka Fernanda Miranda Sobral, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Assistente, Universidade de Pernambuco, Salgueiro, Pernambuco, Brasil

Amanda Florense Alves Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Administração, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Renan Silva Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, Brasil

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Publicado

30.06.2022

Como Citar

Nogueira, J. A. L. ., da Silva Mendes, J., Caldas, P. T., Farias Junior, I. H. de, Sobral, E. F. M., Amorim, A. F. A., & Ferreira, R. S. (2022). Projeto 14 razões para acreditar: cidadania e solidariedade na pandemia. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 7(1), 12–20. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v7n1.271.pp12-20