Projeto 14 razões para acreditar: cidadania e solidariedade na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v7n1.271.pp12-20Keywords:
Extensão, Cidadania, Solidariedade, PandemiaAbstract
Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever as atividades realizadas no projeto de extensão “14 razões para acreditar: ações de cidadania e solidariedade no contexto pandêmico”. Estruturalmente, o projeto abrangeu 5 etapas: divulgação, inscrição, capacitação, ação e avaliação, fomentando os participantes a se envolverem em ações solidárias e cidadãs ao longo de 14 dias contínuos. Metodologicamente, o projeto foi conduzido por métodos qualitativos utilizando o espaço virtual do Telegram para interação em grupo, processos de educação e postagem das ações de cidadania e solidariedade durante a vigência da ação, as quais foram catalogadas, organizadas e analisadas qualitativamente e quantitativamente (por meio de análise descritiva e comparativa). Em relação às ações exercidas, foram realizadas 30 classificadas como de solidariedade (doação de alimentos, roupas, dinheiro etc.) e 26 de cidadania (assinaturas em abaixo-assinados com diversas causas etc.). Também se observou que os participantes evoluíram em relação a compreensão da diferença entre os conceitos supracitados. Nesse sentido, houve uma ascendência em relação ao desenvolvimento de condutas de solidariedade e cidadania. Assim, essa experiência cooperou para a construção de um espaço colaborativo, em meio ao caos pandêmico vivenciado na atualidade, resgatando valores solidários e cidadãos em uma construção coletiva diária.
Downloads
References
FERNANDES, R. C. Privado porém público: o terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
SALAMON, L. M.; SOKOLOWSKI, S. W. Beyond nonprofits: Re-conceptualizing the third sector. Voluntas: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, v. 27, n. 4, p. 1515-1545, 2016.
SILVA, C. E. G. Gestão, legislação e fontes de recursos no terceiro setor brasileiro: uma perspectiva histórica. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 6, p. 1301-1325, 2010.
CALEGARE, M. G. A.; SILVA JUNIOR, N. A “construção” do terceiro setor no Brasil: da questão social à organizacional. Revista Psicologia Política, v. 9, n. 17, p. 129-148, 2009.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 21. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
PINSKY, J.; PINSKY, C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2016.
CALDAS, P. T.; CAVALCANTE, C. E. Sentidos e Percepções de Especialistas sobre Práticas de Cidadania. In: XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019. São Paulo. Anais... São Paulo: 2019.
FIRMINO, T. T.; MENDES, J. S.; SOBRAL, E. F. M.; RIBEIRO, H. G. R. A.; ROCHA NETO, M. P. Conexões colaborativas: proposição de uma Agenda 2020 em tempos da Pandemia do Covid-19. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 14, n. 52, p. 513-524, 2020.
NUNES, A.L. P; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade. Barbacena, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.
BRASIL. Parecer CNE/CES nº 146/2002, de 3 de abril de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 01 fev.2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.