Habilidades sociais na adolescência e fatores associados: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.114.pp1-2Abstract
Para que necessidades básicas sejam atingidas as interações sociais são instintivas e essenciais em seres humanos. Tendo em vista a necessidade de novas interações sociais na adolescência, um repertório bem elaborado de habilidades sociais é indispensável para que haja um desenvolvimento adequado e mais ajustado nesses indivíduos. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi de identificar os fatores que favorecem ou prejudicam o desenvolvimento das habilidades sociais na adolescência. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Medline, via PubMed, e LILACS, via BVS, de artigos originais e observacionais, publicados no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2019, em português, inglês ou espanhol. O resultado da busca gerou uma amostra final de 28 artigos. A maioria dos fatores encontrados foi contextual, predominando o contexto familiar. A família foi associada com a construção de habilidades sociais mais elaboradas, principalmente, no que se refere à qualidade das relações. Por outro lado, a presença de doenças parentais mostrou contribuição expressiva para formação de um repertório social deficitário. O conhecimento precoce desses fatores permite intervir em questões que precisam ser prevenidas ou promovidas seja por meio de políticas públicas ou programas de treinamento de habilidades sociais.
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