Participação de professores na construção de um programa antibullying de educação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.158.pp84-85Keywords:
Bullying, Professores escolares, Educação em Saúde, Pesquisa Participativa Baseada na ComunidadeAbstract
Introdução: O bullying caracteriza-se como atos agressivos, repetitivos e com assimetria de poder entre pares. A participação de professores colaborando em programas de intervenção, é uma nova perspectiva em políticas antibullying no contexto escolar. Objetivo: Desenvolver uma estratégia participativa de educação em saúde com professores do ensino fundamental II para Prevenção do bullying escolar. Percurso Metodológico: Pesquisa de intervenção participativa de natureza qualitativa, fundamentada no modelo de Community- Based Participatory Research e nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. A amostra compreendeu 30 professores do ensino fundamental II. Foram empregadas as técnicas de observação com registro em diário de campo, e fotografia. O estudo representa um recorte da tese de doutorado, cujo projeto obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, sob o número 2.308.844. Resultados: A intervenção mobilizou os professores a reconhecerem o bullying e os instrumentalizou a investirem em ferramentas pedagógicas com potencial para contribuir com um ambiente escolar mais saudável. Considerações finais: A utilização do Círculo de Cultura como metodologia trazida pelo enfermeiro escolar mobilizou os educadores a aprofundarem o debate sobre o tema e aumentarem as possibilidades de reflexão crítica da realidade e capacidade de fortalecer as políticas antibullying.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.