Representações corporais de adolescentes com Síndrome de Down: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.161.pp100-101Keywords:
Imagem Corporal, Síndrome de Down, AdolescentesAbstract
Introdução: A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 em todas as células de um indivíduo. A alteração na quantidade de genes acarreta para os sujeitos traços corporais característicos e um atraso no desenvolvimento cognitivo e motor. Mesmo com o déficit intelectual, indivíduos com SD são capazes de adquirir autonomia e participar ativamente da sociedade onde vivem. Assim como sujeitos típicos, adolescentes com SD encontram no corpo o seu espaço de constituição e existência. Sendo assim, a imagem corporal de adolescentes e jovens com algum tipo de deficiência deve ser considerada como um componente da formação de suas identidades da mesma forma que ocorre no universo de indivíduos considerados típicos. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura para compreender como adolescentes com Síndrome de Down elaboram suas imagens corporais. Percurso Metodológico: Utilizando os descritores em Ciências da Saúde: “Down’s Syndrome”, “Body Image” e “Adolescent”, combinados pelo operador booleano “AND” e com filtro de periodicidade de 10 anos, realizaram-se buscas nas bases de dados Cochrane Library, PUBMED, Bireme e SciELO. Uma segunda série de buscas foi realizada sem a aplicação de qualquer filtro temporal, utilizando os mesmos descritores nas referidas bases de dados. O período de coleta de dados foi entre julho a setembro de 2020. Resultados: Na primeira busca, utilizando o critério de 10 anos de publicação, nenhum resultado foi encontrado. Após retirada do filtro temporal, foram obtidas 3 publicações, dos anos de 1978, 1983 e 2009. Destes, um faz referência ao estudo da sexualidade, outro se debruça sobre cirurgias plásticas e o último reflete sobre desenvolvimento de percepção de pessoas. Nenhum desses estudos, no entanto, tratava sobre a imagem corporal e as representações corporais de adolescentes com SD. Considerações finais: Foi verificado uma ausência de estudos sobre imagem corporal, representações corporais e autoimagem de indivíduos com SD. Nesse sentido, pode-se indicar que existe uma lacuna nesta área de pesquisa que, por tratar de aspectos subjetivos dos sujeitos, pode ser campo de investigação das Ciências Sociais, Humanas e da Saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.