Violência por arma de fogo: fatores de risco perante uma realidade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.177.pp106-107Keywords:
Adolescente, Fatores de risco, ViolênciaAbstract
Introdução: A alta taxa de homicídio entre adolescentes do sexo masculino é considerada um problema de saúde pública. Em alguns estados brasileiros a média de morte chega a exceder a média nacional referida em 2017 de 130 óbitos para cada 100 mil jovens. Objetivo: Devido ao impacto social negativo, o presente estudo objetiva analisar quais fatores contribuem para os ferimentos por arma de fogo em adolescentes. Percurso metodológico: Trata-se de um levantamento bibliográfico realizado na base de dados da biblioteca Virtual em Saúde, considerando as publicações dos últimos 10 anos. Compõe a amostra final 7 artigos que foram selecionados adotando-se os critérios estabelecidos no PRISMA. Resultados: Dentre os artigos selecionados, 4 utilizaram amostras representativas de todo território nacional, 3 utilizaram regiões especificas do Brasil, compreendendo a região sul, sudeste e nordeste. Quanto à população da amostra, todos utilizaram jovens na faixa etária entre 10-19 anos de ambos. Os estudos foram realizados em escolas e unidades hospitalares. Considerações finais: Observa-se a necessidade de mobilização de toda sociedade, pois, como fenômeno social, ainda mostra barreiras frente às políticas públicas intersetoriais e a formação de recursos humanos em saúde comprometidos com a atenção dos direitos prioritários individuais e sociais a esse público.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.