Promoção de educação sobre consumo e efeito do álcool no ensino médio

Authors

  • George Alessandro Maranhão Conrado
  • Fetxanê Menira Tni-ah Oliveira Brandão
  • Daniela de Araújo Viana Marques

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v4n1.234.pp15-21

Keywords:

AUDIT, Estudantes de ensino médio, Escolas públicas, Perfil de consumo de álcool, Promoção de educação

Abstract

Em se tratando do tema “álcool”, no Brasil, dois fatos chamam atenção: é a droga lícita mais consumida e a idade de primeira ingestão está cada vez mais precoce. Estima-se que em 2010, cada brasileiro acima de 15 anos consumiu cerca de 8,7 litros de álcool puro - consumo acima da média mundial. Isto contribui para um maior número de indivíduos com sequelas pelo uso cotidiano e abusivo do álcool. Mediante esse panorama, decidiu-se avaliar o perfil de consumo de álcool entre a população adolescente matriculada no ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Serra Talhada-PE. Realizou-se um uma intervenção transversal com 267 discentes de escolas públicas do Sertão do Pajeú pernambucano. Para isto, os participantes receberam capacitações sobre o tema e nas apresentações foram utilizados recursos midiáticos, conjugando os mecanismos vocal e visual.  Na ocasião foi aplicado o “Alcohol Use Disorders Identification Test” e um questionário demográfico. Evidenciou-se que a grande maioria dos participantes praticavam consumo de baixo risco ou abstinência; porém, aproximadamente 1/5 da população apresentou hábitos etílicos dentro das zonas de risco. Apesar de majoritariamente a amostra ter sido adequadamente atendida pela intervenção, percebeu-se, ainda, a necessidade de novas intervenções e talvez mais precocemente ainda.

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Published

2019-10-03

How to Cite

Maranhão Conrado, G. A. ., Menira Tni-ah Oliveira Brandão, F. ., & de Araújo Viana Marques, D. (2019). Promoção de educação sobre consumo e efeito do álcool no ensino médio. Revista De Extensão Da UPE, 4(1), 15–21. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v4n1.234.pp15-21