Gestão estratégica no mercado independente de quadrinhos brasileiros em tempos de crise
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n2.252.pp55-58Keywords:
Histórias em Quadrinhos, Indústrias Criativas, Mercado Editorial, Produção Independente, Produtos CriativosAbstract
A partir do lançamento da graphic novel A Saga Do Porco Dourado (2021), primeira publicação do selo Elefantes Na Sala criado pelo quadrinista pernambucano Fernando Athayde, o texto busca mapear a produção independente de histórias em quadrinhos brasileiras. Por meio de um questionário aplicado através do contato direto com artistas do âmbito, realizado via redes sociais, pôde-se compreender a formação e divulgação das obras de autoria nacional, que configuram não só em um campo de atuação profissional, como também em uma forma de expressão cultural a ser preservada. A partir de tal perspectiva, a pesquisa proposta tem a intenção de criar uma base de informações sólidas sobre a editoração de HQs. Foram investigados portais dedicados à venda de quadrinhos, que possuem subpages específicas para publicações autônomas. Fundamentado por dados que investigam o atual comércio editorial, o estudo recebeu a contribuição voluntária de cerca de duzentos quadrinistas a fim de clarear o caminho para autores iniciantes e fortalecer os laços existentes entre aqueles já consagrados no mercado. Foram elaboradas questões que visam identificar o perfil do quadrinista brasileiro na atualidade, com respostas predominantemente objetivas. O resultado conta com nomes como Vitor Cafaggi, Rafael Calça, Paulo Crumbim, Magno Costa e Roberta Cirne. O mapeamento considera ainda os tempos atuais marcados pela crise econômica e sanitária, acentuada pela Covid-19, responsável por atardar o lançamentos de novos títulos e a realização de eventos relativos ao setor. A pesquisa conta com a orientação da Prof. Dra. Christianne Falcão e conta com um referencial teórico focado na gestão de produtos criativos, que abrange autores como Howkins (2013) e Cirne (1982). O material coletado já se converteu no artigo Innovation and Creativity in the Independent Market of Comic Books in Brazil, aceito para apresentação na 12ª Conferência Internacional de Fatores Humanos Aplicados e Ergonomia (AHFE 2021), a ser realizada on-line no Sheraton Times Square, Manhattan, New York, 25 a 29 de julho de 2021.
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References
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