Gestão estratégica no mercado independente de quadrinhos brasileiros em tempos de crise

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n2.252.pp55-58

Keywords:

Histórias em Quadrinhos, Indústrias Criativas, Mercado Editorial, Produção Independente, Produtos Criativos

Abstract

A partir do lançamento da graphic novel A Saga Do Porco Dourado (2021), primeira publicação do selo Elefantes Na Sala criado pelo quadrinista pernambucano Fernando Athayde, o texto busca mapear a produção independente de histórias em quadrinhos brasileiras. Por meio de um questionário aplicado através do contato direto com artistas do âmbito, realizado via redes sociais, pôde-se compreender a formação e divulgação das obras de autoria nacional, que configuram não só em um campo de atuação profissional, como também em uma forma de expressão cultural a ser preservada. A partir de tal perspectiva, a pesquisa proposta tem a intenção de criar uma base de informações sólidas sobre a editoração de HQs. Foram investigados portais dedicados à venda de quadrinhos, que possuem subpages específicas para publicações autônomas. Fundamentado por dados que investigam o atual comércio editorial, o estudo recebeu a contribuição voluntária de cerca de duzentos quadrinistas a fim de clarear o caminho para autores iniciantes e fortalecer os laços existentes entre aqueles já consagrados no mercado. Foram elaboradas questões que visam identificar o perfil do quadrinista brasileiro na atualidade, com respostas predominantemente objetivas. O resultado conta com nomes como Vitor Cafaggi, Rafael Calça, Paulo Crumbim, Magno Costa e Roberta Cirne. O mapeamento considera ainda os tempos atuais marcados pela crise econômica e sanitária, acentuada pela Covid-19, responsável por atardar o lançamentos de novos títulos e a realização de eventos relativos ao setor. A pesquisa conta com a orientação da Prof. Dra. Christianne Falcão e conta com um referencial teórico focado na gestão de produtos criativos, que abrange autores como Howkins (2013) e Cirne (1982). O material coletado já se converteu no artigo Innovation and Creativity in the Independent Market of Comic Books in Brazil, aceito para apresentação na 12ª Conferência Internacional de Fatores Humanos Aplicados e Ergonomia (AHFE 2021), a ser realizada on-line no Sheraton Times Square, Manhattan, New York, 25 a 29 de julho de 2021.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Sérgio Paiva, Universidade Católica de Pernambuco

Rodrigo Paiva (@roderix2) é publicitário, autor de artigos e da monografia Panther is the New Black: Representação e Cultura na Comunicação do Filme Pantera Negra, lançada como livro físico e digital na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (2019). É aluno do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde desenvolve uma pesquisa de mercado focada na Mauricio de Sousa Produções.

Fernando Henrique Athayde Cunha, Universidade Católica de Pernambuco

Fernando Athayde (@athaydeaf) é músico e quadrinista. Lançou o projeto Elefantes na Sala com o objetivo de divulgar e financiar sua produção. O site, que busca financiamento coletivo, traz quadrinhos e textos sobre as dificuldade de sobreviver de quadrinhos no Brasil, sempre com bom humor. É aluno do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde desenvolve pesquisas focadas em seu portfólio.

Christianne Soares Falcão, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Design na área da usabilidade do produto pela Universidade Federal de Pernambuco, em convênio com a University Central Florida (UCF). Possui Especialização em Ergonomia (2008) e graduação em Arquitetura e Urbanismo (2000) pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora e pesquisadora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e no Mestrado em Indústrias Criativas. Possui experiência nas áreas de Arquitetura, Design e Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes campos: Tecnologias Emergentes aplicadas ao projeto, avaliação e treinamento; Ergonomia do Ambiente Construído (percepção, avaliação e adequação de espaços e produtos) e projeto do produto (usabilidade e experiência do usuário (UX)).

References

PAZ, L. Tecnologia e cultura nos quadrinhos independentes brasileiros. Curitiba, 2017. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2946. Acesso em: 02 fev. 2021.

HOWKINS, J. Economia Criativa – como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M Book do Brasil, 2013.

CIRNE, M. Uma introdução política aos quadrinhos. 1. ed. Rio de Janeiro: Angra/Achiame, 1982.

FRANÇA, D. Pesquisadores pernambucanos fazem mapeamento do mercado editorial de quadrinhos independentes no Brasil. Recife, 2021. Disponível em: https://portal.unicap.br/-/pesquisadores-pernambucanos-fazem-mapeamento-do-mercado-editorial-de-quadrinhos-independentes-no-brasil. Acesso em: 09 set. 2021.

AVILA, G. CCXP19 | Mais de 500 artistas são confirmados no Artists' Alley desta edição. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.omelete.com.br/ccxp/ccxp19-anuncia-artists-alley. Acesso em: 02 fev. 2021.

Published

2021-12-22

How to Cite

Paiva, R. S., Cunha, F. H. A., & Falcão, C. S. (2021). Gestão estratégica no mercado independente de quadrinhos brasileiros em tempos de crise. Revista De Extensão Da UPE, 6(2), 55–58. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n2.252.pp55-58