Educação em segurança do paciente por meio do Instagram
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v7n1.264.pp26-32Keywords:
Segurança do paciente, Educação em saúde, Rede social, Relações comunidade-instituiçãoAbstract
Devido ao estado de pandemia da COVID-19 e a necessidade do isolamento social, o projeto de extensão "Segurança do Paciente: integrando educação e tecnologia no empoderamento de pacientes, familiares e acompanhantes" precisou se adaptar a essa realidade. Com isso, as atividades de planejamento e educação em saúde passaram a ser desenvolvidas de forma remota. A criação do perfil na rede social Instagram possibilitou a democratização das informações sobre a segurança do paciente. As informações são postadas no perfil da rede social, sendo estas elaboradas pelos integrantes do projeto após realização de reuniões semanais de estruturação. O perfil alcançou 596 contas, adquiriu 315 seguidores e teve um aumento de quase 500% na interação com o público após a publicação de 17 postagens. Esse alcance demonstra a eficácia do uso das redes sociais como método de educação em saúde e revela a existência de uma ótima relação entre a comunidade e a instituição. A experiência de utilizar a plataforma Instagram como disseminadora de informações sobre educação em saúde contribui de forma considerável para a autonomia de cuidados do público, e a constante atualização de conhecimentos dos profissionais e estudantes, por meio de um canal de informações democráticas e verídicas.
Downloads
References
HISTÓRICO DA PANDEMIA DE COVID-19. Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 25 ago. 2021.
FOLHA INFORMATIVA SOBRE COVID-19. Organização Pan-Americana da Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 25 ago. 2021.
CORONAVÍRUS DISEASE (COVID-19): HOW IS IT TRANSMITTED?. World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/coronavirus-disease-covid-19-how-is-it-transmitted. Acesso em: 25 ago. 2021.
MELO, Maria Emília Ferraz Almeidade; GONÇALVES, Maria Isabel Almeida; ARAUJO, Taislândia Oliveira; ANTERO, Marianna Bernardes. Tempos de pandemia: educação em saúde via redes sociais. Revista de Extensão da Upe, Recife, v. 6, p. 38-48, set. 2021. Disponível em: https://www.revistaextensao.upe.br/index.php/reupe/article/view/145/161. Acesso em: 29 set. 2021.
DAU, G. Redes Sociais crescem 40% durante a pandemia, possibilitando que empresas se mantivessem no mercado. Rede JORNAL CONTÁBIL, 2020. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/redes-sociais-crescem-40-durante-a-pandemia/. Acesso em: 03 set. 2021.
SOBRE O PROGRAMA. Ministério da Saúde. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-seguranca-do-paciente-pnsp/sobre-o-programa. Acesso em: 15 ago. 2021
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html. Acesso em: 03 set. 2021.
CASTRO, R.I. Instagram: Produção de imagens, cultura mobile e seus possíveis reflexos nas práticas educativas. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS. 2014. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00007e/00007e8b.pdf. Acesso em: 03 set 2021.
BRASIL. Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Educação em Saúde Diretrizes. Promoção da saúde elemento inseparável entre padrão de vida e bem-estar. Ministério da Saúde. Brasília/DF, 2007. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/dir_ed_sau.pdf. Acesso em: 03 set 2021.
CARVALHO, WMES, TEODORO, MDA. Educação para os profissionais de saúde: a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do SUS no Distrito Federal, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 6, p. 2193-2201. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/MyJDq8JmGCstbWv65kSPqPQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.