O projeto “Primeiros Socorros nas Escolas” e o COVID-19: relato de experiência

Authors

  • Guilherme de Vasconcellos Piscoya Universidade de Pernambuco
  • Augusto César Nascimento Maranhão Universidade de Pernambuco
  • Gabriel Morais de Menezes Lira Universidade de Pernambuco
  • Pedro Medeiros de Gonçalves Filho Universidade de Pernambuco
  • Elizabeth de Souza Amorim Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.0.90.pp33-38

Keywords:

Pandemia, Projeto de extensão, Primeiros socorros, Ensino médio

Abstract

A pandemia do COVID-19 afetou todos os países do mundo e interrompeu as mais diversas atividades. No cenário universitário, vários projetos de extensão cessaram suas ações por tempo indeterminado, prejudicando não só os acadêmicos envolvidos em seu desenvolvimento, mas também seus públicos-alvo. Nesse contexto, o projeto “Primeiros Socorros nas Escolas”, entendendo seu enorme impacto na comunidade estudantil do Recife, teve como objetivo uma inovação no seu método de ensino, a fim de continuar levando o conhecimento prático em primeiros socorros de forma simples e objetiva para os estudantes das mais diversas redes de ensino. A metodologia escolhida foi a comunicativa-crítica numa plataforma online (Instagram), em que o público pôde interagir com os extensionistas, tirando dúvidas e compartilhando experiências. Foi realizado um questionário para saber se os estudantes que já presenciaram as ações do projeto conseguiram adaptar-se à nova proposta, e se as informações foram bem compreendidas. O resultado foi surpreendente, pois o engajamento no Instagram foi alto e com um feedback muito positivo, porém o questionário teve um retorno fraco e inconclusivo. Entende-se que o público atingido foi diferente do esperado originalmente, mas que o projeto continuou a cumprir seu propósito.

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Published

2021-03-29

How to Cite

de Vasconcellos Piscoya, G., Nascimento Maranhão , A. C., Morais de Menezes Lira , G. ., Medeiros de Gonçalves Filho, P., & Amorim, E. de S. (2021). O projeto “Primeiros Socorros nas Escolas” e o COVID-19: relato de experiência. Revista De Extensão Da UPE, 6(1.0), 33–38. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.0.90.pp33-38