Condição periodontal e Diabetes Mellitus tipo 1 em adolescentes: Revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.137.pp46-47Palabras clave:
Adolescente, Diabetes Mellitus Tipo 1, Doenças PeriodontaisResumen
Introdução: A doença periodontal é uma reação inflamatória dos tecidos gengivais ou de suporte, os quais são danificados através dos mecanismos de resposta imune. Já o diabetes tipo 1 é uma condição autoimune com pico de incidência é entre 11-14 anos sendo diagnosticado através dos níveis de glicemia. Objetivo: Descrever prevalência e formas de prevenção de doença periodontal em adolescentes diabéticos. Percurso Metodológico: Levantamento bibliográfico nas bases PubMed, BVS e SciELO com a pergunta condutora: “quais são as manifestações orais do diabetes tipo 1 em adolescentes e tratamento preconizado?”. Os descritores utilizados foram: “Adolescent”, “Periodontal condition” e “Type 1 diabetes mellitus” e o operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão englobaram: estudos transversais, ensaios clínicos e experimentais; idiomas inglês e português; publicados entre 2011-2020. Foram excluídos artigos que não responderam à pergunta condutora e revisões. Resultados: A prevalência de doença periodontal em adolescentes diabéticos é maior do que nos não diabéticos. A prevenção inclui: criteriosa avaliação periodontal, profilaxia, orientações de higiene oral, análises de saliva e fluídos gengivais e acompanhamento multiprofissional (valores glicêmicos, hemoglobina glicosilada e parâmetros bioquímicos). Considerações Finais: Adolescentes diabéticos necessitam de assistência odontológica para reduzir a inflamação periodontal e assim prevenir doenças no periodonto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.