Projeto IST Informando Sem Tabu - experiência na pandemia
Palabras clave:
Doenças Sexualmente Transmissíveis, Saúde Pública, Tecnologia, Mídias SociaisResumen
As IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) acometem muitas pessoas devido à falta de informação. Baseado nisso, o projeto de extensão IST: Informando Sem Tabu, em seu formato presencial, compartilhava informações sobre o tema para estudantes de escolas da rede pública do Recife. Contudo, devido à pandemia da COVID-19, houve a remodelação para o ambiente virtual. Tal reorganização permitiu a disseminação da informação para mais pessoas do que proposto anteriormente. As publicações proporcionaram o crescimento do perfil do projeto no Instagram, alcançando 461 seguidores. Os conteúdos publicados ultrapassaram a marca de 373 contas alcançadas e 559 impressões semanais, enquanto os vídeos no canal do Youtube, acima de 150 visualizações cada. Diante disto, foi constatado que a situação de pandemia impulsionou uma divulgação maior de informações pelo projeto IST através das mídias digitais. Além disso, contribuiu para aquisição de experiência e enriquecimento de conhecimentos teóricos e tecnológicos pelos extensionistas, os capacitando ativamente para ações relacionadas à educação.
Descargas
Citas
ALVES, C. C. et al. IST’S na adolescência. Mostra Interdisciplinar do Curso de Enfermagem, [S.l.], v. 3, n. 1, 2019.
SÁ, M. I. et al. Infecções sexualmente transmissíveis e fatores de risco nas adolescentes e jovens: Dados de um Centro de Atendimento a Jovens. Nascer e Crescer. Porto, v. 24, n. 2, p. 64-9, 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Sífilis. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, out. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, dez. 2020.
SANTOS, David da Silva et al. Sexualidade na Adolescência: Contaminação de IST. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM; Sergipe; 2017 may. Congresso Internacional de Enfermagem. Sergipe: Universidade Tiradentes, 2017.
CARNEIRO, L. A. et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 8, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342703386_Uso_de_tecnologias_no_ensino_superior_publico_brasileiro_em_tempos_de_pandemia. Acesso em: 20 set. 2021.
CAETANO, R. et al. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/swM7NVTrnYRw98Rz3drwpJf/?lang=pt. Acesso em 20 set. 2021.
BAYDE, L. et al. Tecnologia e mídias como saídas em uma pandemia: um foco em possibilidades multidisciplinares e interdisciplinares. Revista Sistemas e Mídias Digitais. Fortaleza,v. 5, n. 1, p. 1-21, 2020.
ANDERSON, T. Challenges and Opportunities for use of Social Media in Higher Education. Journal Of Learning For Development, Columbia, v. 6, n. 1, p. 6-19, 2019.
ARAÚJO NETO, L. A utilização do Instagram como forma de ascensão profissional: a análise do perfil de um professor universitário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
FARIA, M. et al. Relato de alunos de odontologia no enfrentamento à COVID-19. Cadernos ESP, Ceará, v. 14, n.1, p. 118–22, 2020. Edição Especial.
MENEZES, J. et al. A contação de histórias no instagram como tecnologia leve em tempos pesados de pandemia. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 32, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/tvYzGZyN7SrBFNWzySWtcPv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 set. 2021.
CALDERONI, T. et al. O uso do Instagram para divulgação das informações de um projeto de extensão sobre alimentação e nutrição de crianças menores de dois anos: o antes e durante a Covid-19. RAÍZES E RUMOS, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 314-324, 2020.
MELO, J. et al. Extensão universitária na pandemia de covid-19: projeto radiologia na comunidade, o uso da rede social e ambiente virtual de aprendizagem. Saberes Plurais Educ. Saúde, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 49-60, 2020.
GUIDRY, J. et al. Ebola on Instagram and Twitter: How health organizations address the health crisis in their social media engagement. Public Relations Review. Philadelphia, v. 43, n. 3, p. 477-86, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.