O uso do Instagram como estratégia de promoção à saúde do PET Saúde/Interprofissionalidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.199.pp3-11

Palabras clave:

Educação em saúde, Rede social, Educação interprofissional, Relações comunidade-instituição

Resumen

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade precisou reinventar-se através do uso das redes sociais para dar continuidade às suas atividades durante a pandemia da COVID-19. Esse artigo objetiva analisar a contribuição do Instagram na disseminação de materiais de educação em saúde para população. Realizou-se publicações diárias sobre temas relacionadas à COVID-19 com foco nas áreas materno-infantil, medidas de prevenção, correlação com as doenças crônicas não transmissíveis e higiene e manipulação de alimentos. O alcance de público antes das postagens de educação em saúde era de 100 pessoas, e após as publicações alcançou uma média de 256. As curtidas e os comentários obtiveram um aumento de 181% e 359%, respectivamente. O uso do Instagram garantiu a disseminação das informações em saúde vindas de fontes confiáveis e possibilitou o aumento do alcance do projeto, além disso, essa estratégia educomunicativa permitiu a continuidade da interação do projeto com a comunidade.

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Biografía del autor/a

ANDRÉA MARQUES SOTERO, UPE

Nutricionista formada pela UFAL. Mestrado e Doutorado em Nutrição e Saúde Pública/UPFE. Professora Adjunta na UPE na área de Nutrição Clínica. Realiza ensino-pesquisa e extensão com ênfase nos seguintes temas: doenças crônicas não transmissíveis (Obesidade, dislipidemias, doenças cardiovasculares, diabetes) com abordagem no diagnóstico e conduta nutricional nos diferentes ciclos da vida (gestante, criança, adolescente, adulto e idoso). Atualmente é coordenadora do curso de Nutrição da UPE.

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Publicado

2021-06-30

Cómo citar

SOTERO, A. M., Oliveira Ribeiro, L. ., Santiago Menezes, M. ., Rodrigues Coelho, N. M. ., Tanuri Bento Junior, P. C. ., Cunha Lima Gama, T. C. ., Regina de Oliveira, C. ., & Severo Moura, K. L. . (2021). O uso do Instagram como estratégia de promoção à saúde do PET Saúde/Interprofissionalidade. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1), 3–11. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.199.pp3-11