O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE NO PROJETO PRO MENTE
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v5n1.230.pp19-29Palabras clave:
Tecnologia, Rede social, ExtensãoResumen
O presente artigo trata de uma reflexão sobre a inserção tecnológica mediante o uso da rede social Instagram no projeto de extensão universitária com ênfase em psicoeducação da ansiedade - PRO MENTE, discutindo as contribuições dessa estratégia para o desenvolvimento do projeto. Sendo realizado na Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns por alunos do curso de Psicologia, a utilização da rede proporcionou um amplo compartilhamento de informação e divulgação, permitindo o alcance de um considerável número de pessoas, além de promover a integração entre universidade e comunidade.
Descargas
Citas
LEMES, C.B; NETO, J. O. Aplicações da psicoeducação no contexto da saúde. Temas de Psicologia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 1, p. 17-28, mar. 2017.
GUIMARÃES, A. M. V et al. Transtornos de ansiedade: um estudo de prevalência sobre as fobias específicas e a importância da ajuda psicológica. Cadernos de Graduação: Ciências Biológicas e da Saúde, Maceió, v. 3, n.1, p. 115-28, 2015.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
NOGUEIRA, C. A. et al.A importância da psicoeducação na terapia cognitivo-comportamental: uma revisão sistemática. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano- Higia, Salvador, v. 2, n. 1, p. 108-20, 2017.
BHATTACHARJE, Dipajan et al. Psycho-education: A measure to strengthen psychiatric treatment. Delhi Psychiatric Journal, New Delhi, v. 14, n. 1, p. 33-39, 2011.
KOHN, Karen; MORAES, Cláudia Herte. O impacto das novas tecnologias nasociedade:conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007, Santos. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Santos, SP, 2007.
PAULA, Daniela Ferreira Lima de; GARCIA, Wilton. Comunicação, consumo e imagem no Instagram: estudos contemporâneos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO E IMAGEM – ENCOI, 2014, Londrina. Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação e Imagem. Londrina, PR, 2014.
MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. Mídia e psicologia: considerações sobre a influência da internet na subjetividade. Psicologia para América Latina, São Paulo, n. 20, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2010000200009. Acesso em: 20 jan. 2020.
PIZA, Mariana Vassallo. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. 2012. 48 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) – Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
FREITAS, Joana Correia. Concepção de um programa de um programa de psicoeducação para indivíduos com primeiro surto psicótico. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 2010.
SANTOS, Valmaria Lemos da Costa; SANTOS, José Erimar dos. As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. HOLOS, Rio Grande do Norte. v. 6, n. 30, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.