O Teatro do oprimido como instrumento de intervenção da psicologia social
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v4n1.238.pp52-63Palabras clave:
Teatro, oprimido, transformação, educação, violênciaResumen
O presente artigo vem discutir como as estratégias do teatro do oprimido podem ajudar no processo de ensino-aprendizado dos alunos do curso de psicologia do Centro Universitário UNIFAVIP I Wyden, fazendo análise com a Educação do Oprimido, como é realizada esta união entre teatro e educação. Utilizando esta junção para abordagem a temas polêmicos com a violência enfrentados pela mulher dentro da sociedade brasileira. Utilizando a prática do teatro como instrumento de intervenção de psicologia social, fazendo uso das técnicas da psicologia educativa e promovendo aos alunos do curso de extensão recursos e condições para o acompanhamento e realização de intervenções junto aos grupos que estejam sendo monitorados e tratados dentro da temática de violência. O grupo também aborda outras temáticas como bullying, depressão, violência infantil, medos e fobias, porém o artigo irá apresentar relatos em específico sobre violência feminina e como através das apresentações, os casos são tratados com maior empatia e cuidado.
Descargas
Citas
BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
BOAL, A. Técnicas Latino-Americanas de teatro popular: uma revolução copernicana ao contrário. São Paulo: Hucite, 1979.
BOAL, A. Teatro legislativo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
OLIVEIRA, E. C S.; ARAÚJO, M. F. Violência contra a mulher, psicanálise e teatro do oprimido. In: Fazendo Gênero: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos; 9; 2010; Santa Catarina. Santa Catarina: UFSC, 2010. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1277149236_ARQUIVO_Violenciacontraamulher.pdf. Acesso em: 20 maio 2019.
SAFFIOTI, H. Violência de Gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995.
SAFFIOTI, H. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.