Curricularização da extensão como prestação de serviço em saúde para o combate da obesidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v7n1.268.pp5-11

Palabras clave:

Serviços de saúde, Assistência ambulatorial, Obesidade

Resumen

Ensino, pesquisa e extensão são pilares de sustentação das universidades, que quando trabalhados de forma articulada promovem a formação profissional e cultural dos estudantes, dessa forma, tem-se buscado a implantação da curricularização da extensão no curso de Nutrição da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, com ações voltadas para necessidades sociais pertinentes às demandas nutricionais da sociedade, neste caso, a obesidade. Assim, criou-se o ambulatório para atendimento e acompanhamento nutricional de pacientes obesos. Trata-se de um projeto interdisciplinar, ocorrido durante os meses de agosto a dezembro de 2018, dividido em três etapas: Planejamento, Ambulatório e Mostra Científica de Extensão. A prestação de serviço em saúde na experiência da curricularização da extensão envolveu docentes, alunos e sociedade, e cada público obteve resultados positivos. Foram estudados 69 pacientes adultos obesos de ambos os sexos, 81,2% (n=56) tiveram redução de peso, além disso, a indissociabilidade, ensino-pesquisa-extensão proporcionou aos estudantes viver experiências significativas promovendo o protagonismo no processo de aprendizagem. Portanto, percebemos que a vivência fora do espaço de sala de aula tradicional possibilita aprendizagem na sociedade e novas descobertas e potencialidades dos atores envolvidos, nesse sentido, o ensino, a pesquisa e a extensão configuram-se como atividades fundamentais para uma aprendizagem significativa.

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Biografía del autor/a

Alessandra Suyane Costa Galdino, Universidade de Pernambuco

Estudante do curso de bacharelado em Nutrição pela Universidade de Pernambuco. Pesquisadora/bolsista  pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Fabiana Oliveira dos Santos Camatari, Universidade de Pernambuco

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2008. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos na área de Química, Bioquímica e Controle de Qualidade de Alimentos pelo programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PROCTA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Ciência pelo programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de Química de Produtos Naturais.  Atualmente é professora Adjunta e Vice-coordenadora do Colegiado de Nutrição da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina.

Andrea Marques Sotero, Universidade de Pernambuco

Formada em Nutrição pela UFAL. Mestre e Doutora em Nutrição e Saúde Púbica pela UFPE. Professora Adjunta da UPE na área de Nutrição Clínica. Realiza ensino-pesquisa e extensão com ênfase nos seguintes temas: doenças crônicas não transmissíveis (Obesidade, dislipidemias, doenças cardiovasculares, diabetes) com abordagem no diagnóstico e conduta nutricional nos diferentes ciclos da vida (gestante, criança, adolescente, adulto e idoso). Atualmente é Coordenadora do curso de Nutrição da UPE, Campus Petrolina.

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Suyane Costa Galdino, A., Oliveira dos Santos Camatari, F. ., & Marques Sotero, A. . (2022). Curricularização da extensão como prestação de serviço em saúde para o combate da obesidade. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 7(1), 5–11. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v7n1.268.pp5-11