Oficina de aplicativo edicacional “GlossáBio” para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v8n1.282.pp52Palabras clave:
Oficina. Aplicativo Educacional. Glossábio.Resumen
O presente texto propõe um relato de experiência sobre a realização da Oficina de aplicativo educacional “Glossábio” para o ensino de Ciências durante o isolamento social provocado pela Covid-19. Essa ação está vinculada ao projeto de extensão intitulado “Oficinas de aplicativos educacionais e linguagens de programação para professores e alunos da rede de ensino pública do município de Tomé-Açu”, com participação dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia. A finalidade deste relato é mostrar a importância da realização de oficinas de aplicativos educacionais, neste caso, o Glossábio, como ferramenta pedagógica que facilita o ensino e aprendizagem na área de Biologia. Os participantes da oficina foram estimulados a utilizar o Glossábio em seus dispositivos móveis a partir de orientação de acesso e download na loja virtual Play Store. Foram aplicados questionários com os participantes para avaliação da realização da oficina e sobre o aplicativo Glossábio. Os resultados observados evidenciam a boa aceitação dos participantes ao aplicativo Glossábio e ao desenvolvimento de oficinas de aplicativos educacionais. Conclui-se que essa atividade permitiu o acesso dos participantes ao aplicativo Glossábio de forma positiva e ainda com facilitadora de construção de conhecimento para área de Biologia.
Descargas
Citas
JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; OLIVEIRA, ACG. Oficinas pedagógicas: Uma proposta para a reflexão e a formação de professores. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 125-133, 2015.
NASCIMENTO, Maristella Santos. Oficinas pedagógicas: Construindo estratégias para a ação docente–relato de experiência. Estudos da Língua (gem), v. 3, n. 1, p. 85-95, 2007.
NEVES, Breno Gonçalves Bragatti; DA SILVA MELO, Rafaela; MACHADO, André Ferreira. Universo Móvel: um aplicativo educacional livre para dispositivos móveis. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 34-48, 2014.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 14, n. 2, 2009.
SOAD, Gustavo Willians. Avaliação de qualidade em aplicativos educacionais móveis. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SPINK, Mary Jane; MENEGON, Vera Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 32-43, 2014.
VIEIRA, E; MEIRELLES, R.M.S; RODRIGUES. D.C.G.A. O uso de Tecnologias no Ensino de Química: A experiência do laboratório virtual Química fácil. Anais do VIII do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.