As Vivências da Extensão Universitária em Sobral - CE

Autores/as

  • Luiz Gomes da Silva Neto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Francisca Denise Silva Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v5n2.87.pp32-38

Palabras clave:

Desigualdade;, Escola Pública;, Paulo Freire

Resumen

Trata-se de um relato de experiência vivenciado por universitários enquanto extensionistas do “Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades” nos anos de 2013 a 2017. Por meio de um grupo de estudos com encontros semanais, os extensionistas deste Laboratório desenvolveram um arcabouço teórico para atuarem na extensão universitária na cidade de Sobral: em escolas públicas, buscando promover, junto aos alunos, debates, reflexões e troca de experiências através de minidocumentários, músicas e narrativas de histórias de vida. Estas atividades foram primordiais para os extensionistas ao permitirem a compreensão das inúmeras desigualdades presentes na realidade de escolas públicas e promoverem vivências de trocas entre os extensionistas e os estudantes em uma perspectiva transformadora. Mesmo breve, este relato elencou evidências para pesquisas futuras acerca das atividades realizadas e da própria relação de experiências entre extensionistas e estudantes das escolas públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOTA, J. M. N. Elas entre desigualdades: um estudo das representações sociais de adolescentes grávidas sobre a pobreza e o papel social da mulher. 2019. Monografia (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019.

GRAMANI, M. C. Análise dos determinantes de eficiência educacional do estado do Ceará. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 25, v. 95, p. 507-26, 2017.

NASCIMENTO, F. D. S.; GOMES, R. H. S. F. (org.). Pronatec em foco: uma análise das representações sociais sobre projeto de vida de jovens participantes do programa. São Paulo: Porto de Ideias, 2017.

SOUZA, J. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

DEMO, P. Pobreza Política. 6. Ed. Campinas: Autores Associados, 1996. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

MAXIMINO, V.; LIBERMAN, F. Grupos e terapia ocupacional: formação, pesquisa e ações. São Paulo: Summus Editorial, 2015.

SILVA NETO, L. G. et al. A arte musical nos processos culturais: o rap como instrumento de cidadania ativa. RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, Paraíba, v. 18, n. 53, p. 71-84, 2019.

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

Gomes da Silva Neto, L., & Silva Vasconcelos , F. D. (2020). As Vivências da Extensão Universitária em Sobral - CE. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 5(2), 32–38. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v5n2.87.pp32-38