As Vivências da Extensão Universitária em Sobral - CE
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v5n2.87.pp32-38Palabras clave:
Desigualdade;, Escola Pública;, Paulo FreireResumen
Trata-se de um relato de experiência vivenciado por universitários enquanto extensionistas do “Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades” nos anos de 2013 a 2017. Por meio de um grupo de estudos com encontros semanais, os extensionistas deste Laboratório desenvolveram um arcabouço teórico para atuarem na extensão universitária na cidade de Sobral: em escolas públicas, buscando promover, junto aos alunos, debates, reflexões e troca de experiências através de minidocumentários, músicas e narrativas de histórias de vida. Estas atividades foram primordiais para os extensionistas ao permitirem a compreensão das inúmeras desigualdades presentes na realidade de escolas públicas e promoverem vivências de trocas entre os extensionistas e os estudantes em uma perspectiva transformadora. Mesmo breve, este relato elencou evidências para pesquisas futuras acerca das atividades realizadas e da própria relação de experiências entre extensionistas e estudantes das escolas públicas.
Descargas
Citas
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MOTA, J. M. N. Elas entre desigualdades: um estudo das representações sociais de adolescentes grávidas sobre a pobreza e o papel social da mulher. 2019. Monografia (Especialização), Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019.
GRAMANI, M. C. Análise dos determinantes de eficiência educacional do estado do Ceará. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 25, v. 95, p. 507-26, 2017.
NASCIMENTO, F. D. S.; GOMES, R. H. S. F. (org.). Pronatec em foco: uma análise das representações sociais sobre projeto de vida de jovens participantes do programa. São Paulo: Porto de Ideias, 2017.
SOUZA, J. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
DEMO, P. Pobreza Política. 6. Ed. Campinas: Autores Associados, 1996. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
MAXIMINO, V.; LIBERMAN, F. Grupos e terapia ocupacional: formação, pesquisa e ações. São Paulo: Summus Editorial, 2015.
SILVA NETO, L. G. et al. A arte musical nos processos culturais: o rap como instrumento de cidadania ativa. RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, Paraíba, v. 18, n. 53, p. 71-84, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.