Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial: experiência durante COVID-19

Autores/as

  • Fábio Andrey da Costa Araújo Universidade de Pernambuco
  • André Vajgel Fernandes
  • Fernanda Souto Maior dos Santos Araújo
  • João Vitor Gonçalves do Carmo Universidade de Pernambuco
  • Matheus Pereira Frazão
  • Annanda Hellen Cadengue de Siqueira
  • José Sandro Xavier Duarte Júnior
  • Hortência Vitória Silva Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.0.91.pp13-18

Palabras clave:

Educação em odontologia, Cirurgia Bucal, Isolamento Social, Educação à Distância

Resumen

Devido à pandemia da COVID-19, as universidades brasileiras suspenderam suas atividades presenciais, dando liberdade para as Ligas Acadêmicas darem continuidade ao planejamento caso tivessem adaptabilidade para exercê-lo de forma remota. A Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Universidade de Pernambuco campus Arcoverde (LACUPE) está promovendo um curso online, com caráter de extensão, no formato de seminários, via videoconferência, onde cada membro da liga apresenta um tema semanalmente, previamente destinado e orientado por um professor. O curso iniciou em maio, com previsão de finalização em dezembro de 2020. Até a elaboração deste artigo, 20 seminários foram apresentados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

OLIVEIRA, Caroline Pereira; PACHECO, Larissa Pita; ZANETTE, Marcos Suel; DUTRA, Roberta Monteiro; FARIA, Hila Martins Campos. Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde: compromisso social e formativo. ANALECTA - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora, v. 5, n. 5, 2020.

SANTOS, João Henrique de Sousa; ROCHA, Bianca Ferreira; PASSAGLIO, Kátia Tomagnini. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337724812_EXTENSAO_UNIVERSITARIA_E_FORMACAO_NO_ENSINO_SUPERIOR. Acesso em: 29 jan. 2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020: Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Corona Vírus - COVID 19. Diário Oficial União, Brasília, Seção 1, p. 53, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 29 jan. 2021.

PERNAMBUCO. Conselho Regional de Odontologia. Decisão CRO/PE nº 01/2020: Dispões sobre orientar a suspensão de toda e qualquer atividade de odontologia com exceção das situações comprovadamente urgentes e inadiáveis. Recife, 16 mar. 2020. Disponível em: https://www.cro-pe.org.br/noticia.php?idNot=2257. Acesso em: 29 jan. 2021.

BEZERRA, Anselmo César Vasconselos; SILVA, Carlos Eduardo Menezes da; SOARES, Fernando Ramalho Gamaleira; SILVA, José Alexandre Menezes da. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, p. 2411-21, 2020. Supl.1

LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives in Psychology, Chicago, v. 140, p. 1-55, 1932.

XAVIER, Thiago Brito; BARBOSA, Gabriela Monteiro; MEIRA, Clarina Louis Silva; NICOLAU, Nicolau Conte; PONTES, Hélder Antônio Rebelo. Utilização de Recursos Web na educação em Odontologia durante Pandemia COVID-19/Use of Dentistry Education Web Resources during Pandemic COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 3, n. 3, p. 4989-5000, 2020.

FERNANDES, Stéfani Martins; HENN, Leonardo Guedes; KIST, Liane Batistela. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development, Itajubá, v. 9, n. 2, p. 19, 2020.

PEIXOTO, Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha; GONÇALVES, Patrícia Valente Araújo Jacques; ALVIM, Hugo Henriques; AMORIM, Hanna Carolina Silva; ARAÚJO, André Vítor Alves. O emprego das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: relato de experiências sobre a oficina “modelo híbrido de ensino”. Revista Docência em Ensino Superior, Minas Gerais, v. 5, n. 1, p. 183204, 2015.

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, Itajubá, v. 9, n. 7, p. e521974299-e521974299, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341828716_Educacao_a_Distancia_ou_Atividade_Educacional_Remota_Emergencial_em_busca_do_elo_perdido_da_educacao_escolar_em_tempos_de_COVID-19. Acesso em: 29 jan. 2021.

Publicado

2021-03-29

Cómo citar

da Costa Araújo, F. A. ., Vajgel Fernandes, A. ., Souto Maior dos Santos Araújo, F., Gonçalves do Carmo, J. V., Pereira Frazão, M., Cadengue de Siqueira, A. H., Xavier Duarte Júnior, J. S. ., & Silva Oliveira, H. V. (2021). Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial: experiência durante COVID-19. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1.0), 13–18. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.0.91.pp13-18