Bruxismo e tempo de tela digital em adolescentes: Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.165.pp40-41Palavras-chave:
Adolescente, Bruxismo, Tempo de TelaResumo
Introdução: A literatura aponta a depressão, ansiedade e estresse, como consequentes riscos potenciais para o desenvolvimento do bruxismo através do uso descontrolado de dispositivos eletrônicos. Objetivo: Relatar a associação entre o bruxismo e o tempo de tela digital entre adolescentes. Percurso Metodológico: A pesquisa foi realizada a fim de responder à pergunta condutora: “O bruxismo está associado ao tempo de tela digital entre adolescentes?” através do acesso on-line da BVS Brasil (Biblioteca Virtual da Saúde) e Pubmed (Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line). Também as bases de dados MEDLINE, LILACS e Pubmed, foram usadas nos idiomas: inglês, português e espanhol; entre os anos de 2011 a 2020. Resultados: A prevalência de bruxismo entre os artigos selecionados variou de 6,5% até 100%, entre noturno e diurno. Quanto ao gênero mais acometido por bruxismo, a maioria concluiu que não há diferença. No que se refere ao sexo em que prevaleceu a associação entre tempo de tela e fatores mentais, obtiveram-se não informado 20% (1/5), igualdade entre sexos 40% (2/5) e feminino 40% (2/5). Quanto a prevalência de adolescentes que ultrapassam o tempo preconizado, a maioria dos autores apontaram o excesso de tempo. Os fatores mentais relacionados ao tempo de tela foram ansiedade (n=5; 100%), estresse (n=1; 20%), depressão (n=4; 80%), e sintomas fisiopatológicos (n=1; 20%). Em relação ao bruxismo, os adolescentes escolares foram abordados em sua maioria, enquanto que no caso do tempo de tela, prevaleceram universitários. Considerações Finais: O trabalho sugere relação positiva entre ansiedade, estresse e depressão com bruxismo e tempo de tela digital, também entre o bruxismo e tempo de tela digital na adolescência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.