Unidade de fomento à ciência – UFC: formando aluno pesquisador em Administração
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.244.pp23-27Palavras-chave:
Ciência, Conhecimento científico, Pesquisa e extensão, Iniciação científicaResumo
O Programa de Extensão Unidade de Fomento à Ciência - UFC se insere e permeia a construção do conhecimento, desenvolvimento de pesquisa e extensão na formação de administradores, visando sanar uma das problemáticas encontradas pelos alunos da graduação em administração. Através da mentoria, como uma oportunidade de incorporar e produzir conhecimento criando grupos de pesquisa, das oficinas, abertas a toda comunidade discente da UPE, permitindo a construção de saberes e conhecimentos, fomentando a pesquisa e na formação de Grupos de pesquisa nas áreas de concentração dos professores líderes dos temas de pesquisas que forem se formando na medida em que os processos de mentoria se consolidam e as oficinas capacitam e formam competências dos alunos na busca dos projetos de iniciação cientifica. Foram realizadas seis oficinas entre Design Thinking, elaboração de projetos e redação científica, envolvendo a comunidade acadêmica, e encontros de mentoria. Os grupos de pesquisa previstos no programa não se consolidaram, mas a ideia de continuidade da UFC permitirá a inserção de projetos de pesquisa, com alunos de iniciação cientifica, incorporando novos docentes como lideres de grupos de pesquisa, fortalecendo essa dimensão essencial da formação universitária na FCAP/UPE.
Downloads
Referências
CAPRA, Fritjof . A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultríx, 2000.
CURTY, M. G., & BOCCATO, V. R. (2005). O artigo científico como forma de comunicação do conhecimento na área de Ciência da Informação. Perspect. ciênc. inf, 10 , 94-107.
FLÔRES, Onici Claro. (Meta)Linguagem. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.1, p. 243-261, jan./jun. 2011.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do Ensino Superior: Contextos, Desafios, Possibilidades. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009.
SOUSA, Nielma Patrícia Lopes de. O “PROJETO MENTORIA” como uma experiêcia de mentoria formal, estimulando o desenvolvimento profissional e a discussão sobre o desenvolvimento local sustentável. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão do desenvolvimento Local Sustentável) Recife: UPE. 2011.
VIANNA, M., VIANNA, Y., ADLER, I., LUCENA, B., & RUSSO, B. (2012). Design Thinking Inovação em Negócios. Rio de Janeiro: MJV Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.