Confiabilidade do Questionário Achievement Emotions: Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise

Autores

  • Débora Barros Faculdade de Odontologia de Pernambuco
  • Jânio Correia Júnior Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Ágda Oliveira
  • Ricardo Freitas

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.116.pp52-53

Palavras-chave:

Adolescente, Confiabilidade, Validade

Resumo

Introdução: Os ambientes escolares e acadêmicos são locais que estão associados à ansiedade com a reprovação em testes, ter vergonha de notas ruins ou ficar entediado durante as aulas. Portanto, é essencial avaliar as emoções que são vividas dentro desses locais. O questionário Achievement Emotions Questionnaire avalia e representa nove emoções. Objetivo: Avaliar a confiabilidade do questionário Achievement Emotions Questionnaire. Percurso Metodológico: A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados: BVS, Cochrane, EMBASE, LILACS, PsycEXTRA, PubMed, Pysicinfo, Rehabilitation & Sports Medicine Source, SciELO, Scopus e SPORTDiscus, a partir das palavras-chave: "Achievement Emotions Questionnaire", AEQ e "Questionário de Emoções de Realização. Foram incluídos: estudos de validade e/ou confiabilidade do AEQ; artigo original de pesquisa desenvolvida com seres humanos; indexado nas bases utilizadas; 4 estudos não randomizado e randomizados. Os revisores foram cegos e independentes durante as fases de seleção. Resultados: Foram encontrados 1.996 artigos nas bases de dados selecionadas. Destes, 857 (duplicados) foram excluídos. A triagem do título / resumo e a leitura do texto completo incluíram 839 e 44 artigos, respectivamente, com discordância de 8,34% entre os avaliadores. Considerações finais: Com o seguimento das próximas etapas do presente estudo, avaliaremos a confiabilidade do questionário Achievement Emotions Questionnaire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22.04.2021

Como Citar

Barros, D. do C. da C. ., Correia Júnior, J. L. ., Oliveira, Ágda C. B. de ., & Dias, R. F. . (2021). Confiabilidade do Questionário Achievement Emotions: Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1.1), 52–53. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.116.pp52-53