Confiabilidade do Questionário Achievement Emotions: Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.116.pp52-53Palavras-chave:
Adolescente, Confiabilidade, ValidadeResumo
Introdução: Os ambientes escolares e acadêmicos são locais que estão associados à ansiedade com a reprovação em testes, ter vergonha de notas ruins ou ficar entediado durante as aulas. Portanto, é essencial avaliar as emoções que são vividas dentro desses locais. O questionário Achievement Emotions Questionnaire avalia e representa nove emoções. Objetivo: Avaliar a confiabilidade do questionário Achievement Emotions Questionnaire. Percurso Metodológico: A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados: BVS, Cochrane, EMBASE, LILACS, PsycEXTRA, PubMed, Pysicinfo, Rehabilitation & Sports Medicine Source, SciELO, Scopus e SPORTDiscus, a partir das palavras-chave: "Achievement Emotions Questionnaire", AEQ e "Questionário de Emoções de Realização. Foram incluídos: estudos de validade e/ou confiabilidade do AEQ; artigo original de pesquisa desenvolvida com seres humanos; indexado nas bases utilizadas; 4 estudos não randomizado e randomizados. Os revisores foram cegos e independentes durante as fases de seleção. Resultados: Foram encontrados 1.996 artigos nas bases de dados selecionadas. Destes, 857 (duplicados) foram excluídos. A triagem do título / resumo e a leitura do texto completo incluíram 839 e 44 artigos, respectivamente, com discordância de 8,34% entre os avaliadores. Considerações finais: Com o seguimento das próximas etapas do presente estudo, avaliaremos a confiabilidade do questionário Achievement Emotions Questionnaire.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.