Confiabilidade do Questionário Achievement Emotions: Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise

Autores/as

  • Débora do Carmo da Costa Barros Faculdade de Odontologia de Pernambuco
  • Jânio Luiz Correia Júnior Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Ágda Caroenna Barros de Oliveira
  • Ricardo Freitas Dias

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.116.pp52-53

Palabras clave:

Adolescente, Confiabilidade, Validade

Resumen

Introdução: Os ambientes escolares e acadêmicos são locais que estão associados à ansiedade com a reprovação em testes, ter vergonha de notas ruins ou ficar entediado durante as aulas. Portanto, é essencial avaliar as emoções que são vividas dentro desses locais. O questionário Achievement Emotions Questionnaire avalia e representa nove emoções. Objetivo: Avaliar a confiabilidade do questionário Achievement Emotions Questionnaire. Percurso Metodológico: A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados: BVS, Cochrane, EMBASE, LILACS, PsycEXTRA, PubMed, Pysicinfo, Rehabilitation & Sports Medicine Source, SciELO, Scopus e SPORTDiscus, a partir das palavras-chave: "Achievement Emotions Questionnaire", AEQ e "Questionário de Emoções de Realização. Foram incluídos: estudos de validade e/ou confiabilidade do AEQ; artigo original de pesquisa desenvolvida com seres humanos; indexado nas bases utilizadas; 4 estudos não randomizado e randomizados. Os revisores foram cegos e independentes durante as fases de seleção. Resultados: Foram encontrados 1.996 artigos nas bases de dados selecionadas. Destes, 857 (duplicados) foram excluídos. A triagem do título / resumo e a leitura do texto completo incluíram 839 e 44 artigos, respectivamente, com discordância de 8,34% entre os avaliadores. Considerações finais: Com o seguimento das próximas etapas do presente estudo, avaliaremos a confiabilidade do questionário Achievement Emotions Questionnaire.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-04-22

Cómo citar

Barros, D. do C. da C. ., Correia Júnior, J. L. ., Oliveira, Ágda C. B. de ., & Dias, R. F. . (2021). Confiabilidade do Questionário Achievement Emotions: Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 6(1.1), 52–53. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.116.pp52-53

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.