Associação entre o volume de práticas esportivas e a qualidade do sono em adolescentes atletas de karatê
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.125.pp23-24Palavras-chave:
Adolescente, Sono, Artes MarciaisResumo
Introdução: O sono é essencial para a saúde do atleta. Contudo estes experienciam problemas em sua qualidade, sendo esta acentuada na adolescência. A preparação do atleta considera o calendário com muitas competições, o que pode favorecer a má qualidade do sono. O volume de treino contribui na carga de trabalho exercida pelo atleta e nos períodos de recuperação, estas ocorrem mais intensamente durante o sono. Objetivo: Sendo assim objetivou-se analisar a associação entre o volume de práticas esportivas e a qualidade do sono em adolescentes karatekas da Federação Pernambucana das Associações de Karatê, no campeonato pernambucano 2018. Percurso Metodológico: Responderam o Questionário sobre Prática de Atividades Físicas Organizadas e o Índice de Qualidade do Sono. A associação entre o volume de práticas e a qualidade do sono foi analisada por regressão linear ajustada por sexo, idade, nível competitivo, graduação e número de esportes praticados, através do software SPSS adotando p<0,05. Resultados: Dos 38 atletas (idade 16,58±1,4), 54,6% apresentaram má qualidade do sono. Houve uma associação negativa entre volume de práticas e qualidade do sono (β= -0,73; p<0,001). Considerações Finais: Os adolescentes atletas de karatê que apresentam um maior volume de treinamento são aqueles que possuem melhores valores na avaliação da qualidade do sono.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.