Cuidado intersetorial aos adolescentes com comportamento suicida e de automutilação
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.167.pp56-57Keywords:
Adolescente, Violência, Colaboração IntersetorialAbstract
Introdução: As violências autoprovocadas se referem ao comportamento suicida e às diversas formas de automutilação, durante a adolescência em decorrência das mudanças biopsicossociais, o risco a estas violências é acentuado. Assim, diante da complexidade dessas situações, o cuidado a este público não implica só ao setor saúde, mas também perpassa outros campos, salientando-se a necessidade de uma integração intersetorial de iniciativas como na área da assistência social, educação e outros. Objetivo: Analisar como os profissionais da rede intersetorial do município de Jaboatão dos Guararapes desenvolvem ações de cuidado aos adolescentes com comportamento suicida e de automutilação. Percurso Metodológico: Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados serão coletados através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área de educação, assistência social e saúde. As entrevistas serão gravadas, transcritas e posteriormente analisadas, através do suporte teórico da Análise do Conteúdo. Resultados: Espera-se produzir dados e informações que possam ser utilizados para reflexões de gestores e demais profissionais, assim como provocar o surgimento de novos planos e políticas públicas visando a integralidade do cuidado. Considerações Finais: O trabalho intersetorial é construído através de uma rede de cuidados não fragmentada que potencializa a vida, sendo necessária a comunicação entre os diversos atores e setores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.