Política de transporte público e seu descaso em tempos de pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n2.255.pp59-62

Keywords:

Transporte público, Pandemia, Passageiros

Abstract

As políticas sociais vem há anos passando por um desmonte, com a chegada da pandemia a situação foi agravada. Não é novidade que o transporte público sofre com a superlotação, falta de segurança, frotas reduzidas em comparação a quantidade de usuários diários e em contrapartida, aumentos recorrentes no valor da passagem, chegando a ser abusivo com os passageiros. Com uma necessidade de distanciamento social para conter a propagação do vírus, o transporte público foi o que mais evidenciou a falta de planejamento e estrutura dos órgãos governamentais. Segundo os pesquisadores, existem uma série de medidas para se proteger do novo coronavírus, além do uso constante de máscara e álcool em gel, o distanciamento de no mínimo dois metros entre as pessoas diminuiria o número de contágios. No entanto, isso se torna impossível devido a superlotação dos ônibus, onde o ideal seria que os passageiros fossem transportados apenas sentados, mas para isso precisaria existir um aumento na frota. É notável o cunho social dessa situação, uma vez que, a maioria dos passageiros que precisam do transporte público diariamente não possuem a opção de ficar em isolamento, ou de utilizar outro meio de transporte. Não é à toa que a população preta, pobre e periférica foi a mais afetada pelo Covid-19. Com base nesses dados já citados é perceptível a importância de um transporte público de qualidade para minimizar a contaminação e pensar em mudanças na política de transporte para reduzir os gastos, otimizar o tempo do usuário, melhorar o trânsito e diminuir os poluentes, entre tantos outros benefícios. 

 

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References

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Published

2021-12-22

How to Cite

Correia, B., & Cardoso, L. (2021). Política de transporte público e seu descaso em tempos de pandemia. Revista De Extensão Da UPE, 6(2), 59–62. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n2.255.pp59-62

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