Intervenção educativa de apoio à experiência cirúrgica: um relato de experiência

Autores/as

  • Emanuela Batista Ferreira e Pereira
  • Maria Eduarda Ramos Crasto
  • Tayne Fernanda Lemos da Silva
  • Priscila Farias Stratman
  • Milena Kelry da Silva Gonçalves
  • Cintia Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.246.pp33-36

Palabras clave:

Enfermagem perioperatória, Educação em saúde, Cuidados de enfermagem

Resumen

A experiência cirúrgica é considerada de grande impacto, tanto aos pacientes quanto a seus familiares. A ansiedade gerada neste período pode ser reduzida pelos profissionais de enfermagem, por meio de orientações através da educação em saúde. O objetivo foi promover atividades de educação em saúde aos pacientes durante experiência cirúrgica, visando à melhoria nos indicadores de assistência cirúrgica. Ação extensionista realizada por estudantes de Enfermagem da Universidade de Pernambuco, tendo parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz. A abordagem ao público é realizada através de escuta, comunicação terapêutica e intervenção de educação em saúde. O material foi composto de álbum seriado, folders, cartilha educativa e questionário fornecendo orientações de acordo com as fases da experiência cirúrgica vivenciada pelos pacientes internados, estendendo-se ao seu acompanhante ou familiar. Entre os meses de Maio de 2016 e Dezembro de 2017 foram realizadas 188 intervenções em pacientes cirúrgicos. É relevante a participação da equipe de enfermagem na promoção em saúde no período perioperatório. As limitações durante a realização do projeto, por vezes não permitiram, a execução das orientações pós-operatórias.

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

Batista Ferreira e Pereira, E. ., Ramos Crasto, M. E. ., Lemos da Silva, T. F. ., Farias Stratman, P. ., da Silva Gonçalves, M. K. ., & Gomes da Silva, C. (2021). Intervenção educativa de apoio à experiência cirúrgica: um relato de experiência. Revista De Extensão Da Universidade De Pernambuco - REUPE, 3(1), 33–36. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.246.pp33-36

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